Atlético de Madrid

Holandês Bjorn Kuipers vai arbitrar final na Luz da Liga dos Campeões

Holandês Bjorn Kuipers vai arbitrar final na Luz da Liga dos Campeões

O árbitro holandês Bjorn Kuipers foi nomeado pela UEFA para dirigir a final da Liga dos Campeões de futebol, entre Real Madrid e Atlético de Madrid, que se disputa a 24 de maio, em Lisboa.

Bjorn Kuipers, de 41 anos, dirigiu na época passada, em Amesterdão, a final de Liga Europa, entre Benfica e Chelsea, que os ingleses venceram por 2-1.

Em agosto de 2011, o árbitro holandês apitou a Supertaça Europeia, que opôs, no Mónaco, o FC Barcelona, campeão europeu, ao F.C. Porto, detentor da Liga Europa, que terminou com a vitória dos catalães, por 2-0.

Internacional desde 2006, Bjorn Kuipers cruzou-se uma vez com cada um dos finalistas.

Em 2012/13 dirigiu o encontro da primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões no qual o Borussia de Dortmund goleou o Real Madrid, por 4-1.

Três épocas antes, o holandês apitou o empate a dois golos entre Atlético de Madrid e Chelsea, da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Bjorn Kuipers já dirigiu vários encontros de equipas portuguesas nas competições europeias, tendo esta época apitado o Eintracht Frankfurt-F.C. Porto, dos 16 avos de final, que terminou empatado a três golos.

Kuipers terá como assistentes os compatriotas Sander van Roekel e Erwin Zeinstra, enquanto o turco Cuneyt Çakir será o quarto árbitro.

Os também holandeses Pol van Boekel e Richard Liesveld serão os dois árbitros assistentes adicionais e Angelo Boonman o árbitro assistente de reserva.

A final da Liga dos Campeões, a quinta de uma competição europeia em Portugal, está agendada para 24 de maio, às 19.45 horas, no Estádio da Luz, em Lisboa.