Desporto

Jesus já é treinador do Benfica

Jesus já é treinador do Benfica

Jorge Jesus foi apresentado como novo técnico do Benfica ao início da noite desta quarta-feira.

Na terça-feira, em Braga, o técnico abdicou de parte considerável do crédito com os minhotos - cerca de 120 mil euros - para rescindir contrato.

A única peça que faltava para finalizar o puzzle foi ontem finalmente ultrapassada. Jorge Jesus rescindiu o contrato com o Sporting de Braga e é agora um técnico "livre" para finalizar o processo de transferência com o Benfica. A apresentação está marcada para as 19 horas, no Estádio da Luz.

Ontem, os encarnados avisaram inclusivamente a Comissão do Mercado de Valores (CMVM) que existe um princípio de entendimento que contempla duas temporadas e outra de opção, prevendo já a possibilidade de apresentar o treinador esta quarta-feira.

O último passo deste dossiê demorou mais do que o previsto, uma vez que o Sporting de Braga, já depois de aceitar a posição do Benfica, que garantiu o pagamento da cláusula de rescisão 700 mil euros, não reconheceu parte do crédito do treinador referente a prémios da época transacta, Taça UEFA incluída.

O próximo líder das águias viajou então para a cidade dos arcebispos onde se reuniu com Carlos Freitas, manager dos arsenalistas. Sabe o JN que a ausência de António Salvador, número um bracarense, causou algum constrangimento e não foi bem vista pelo técnico. No encontro, o treinador deixou cair parte considerável do valor em divida - 120 mil euros - para solucionar a questão.

Hoje, tudo indica que inicie a sua nova viagem ao serviço dos encarnados. A ambição de liderar o projecto é forte e a confiança na conquista de títulos também.

Assim, não admira que tenha aceitado elaborar um vínculo apenas ligeiramente superior ao que auferia em Braga - 600 mil contra os 480 mil anuais anteriores - e apostado na recompensa por objectivos: Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.

Aliás, a confiança de Jesus na qualidade do seu trabalho é imensa. E, sabe o JN, que prometeu em conversas informais no núcleo de pessoas mais próximo que assegura conquistar o título já na próxima temporada.

Na viagem para Lisboa, Jorge Jesus será acompanhado pelos elementos da equipa técnica.

Por outro lado, ao contrário do que chegou a ser noticiado, o responsável não equaciona levar qualquer atleta com contrato com o agora seu anterior clube.

O próximo líder do staff técnico assume a predilecção pelo sistema 4-4-2, losango. E irá certamente implementá-lo nas águias.

Numa primeira análise, o novo treinador diagnosticou a necessidade de reforçar o plantel em quatro posições chave: guarda-redes, defesa central, médio centro e avançado.

A entrada de Ramires terá suprido uma das posições. Todavia, falta ainda satisfazer os restantes lugares. José António Reyes e Luisão são também pedras chave do treinador . O Benfica está a tentar recuperar o extremo espanhol, embora seja necessário garantir condições financeiras indispensáveis à aquisição do actual atleta do Atlético de Madrid.

ver mais vídeos