O Jogo ao Vivo

Ténis

João Sousa sobe 13 lugares no ranking mundial depois dos oitavos em Wimbledon

João Sousa sobe 13 lugares no ranking mundial depois dos oitavos em Wimbledon

João Sousa subiu esta segunda-feira 13 posições na classificação mundial ATP, para o 56.º lugar, depois de ter chegado aos oitavos de final do torneio de Wimbledon.

O português, que conseguiu em Wimbledon a melhor prestação num Grand Slam, perdeu diante do tenista espanhol Rafael Nadal, número dois do mundo, em três sets, por 6-2, 6-2 e 6-2.

O ranking mundial continua a ser liderado pelo sérvio Novak Djokovic, que venceu no domingo o torneio londrino, diante de Roger Federer, seguido por Rafael Nadal, enquanto o suíço é terceiro e aproximou-se do espanhol, de quem dista 485 pontos.

Os resultados no principal torneio de relva do mundo permitiram também a subida do espanhol Roberto Bautista Agut, que chegou às meias-finais do torneio, derrotado por Djokovic, e progrediu nove lugares na classificação, ocupando o 13.º posto.

Entre os portugueses, Pedro Sousa e João Domingues caíram duas posições cada, para os 109.º e 172.ºs lugares, respetivamente, enquanto Gonçalo Oliveira e Gonçalo desceram cinco postos e ocupam o 262.º e o 345.º. Frederico Silva manteve o 296.º lugar.

Em femininos, a liderança continua nas mãos da australiana Ashleigh Barty, apesar da eliminação nos oitavos de final do Grand Slam britânico, com o trio da frente a manter-se inalterado, com a japonesa Naomi Osaka e a checa Karolina Pliskova nos lugares imediatos.

A campeã de Wimbledon, a romena Simona Halep, subiu do sétimo para o quarto lugar, e a finalista vencida, a norte-americana Serena Williams, do 10.º para o nono.

A maior queda entre as primeiras pertenceu à alemã Angelique Kerber, campeã na Austrália e nos Estados Unidos em 2016, e em Wimbledon em 2018, que desceu oito posições e passou a ser 13.ª na hierarquia mundial, após o desaire na segunda ronda em Wimbledon.