Ténis

João Sousa sobe sete posições e é 42.º do Mundo

João Sousa sobe sete posições e é 42.º do Mundo

O português João Sousa subiu sete posições no ranking mundial de ténis, ocupando agora o 42.º lugar, depois de uma semana em que atingiu as meias-finais do torneio suíço de Gstaad, em terra batida.

O vimaranense, de 30 anos, que tem como melhor posição na hierarquia um 28.º posto, em maio de 2016, progrediu um total de 27 posições nas últimas três semanas, nas quais esteve em Wimbledon, Bastad e Gstaad, sendo o único luso no 'top 100'.

Pedro Sousa, que caiu lesionado nas meias-finais do challenger de Tampere, está perto, ocupando o 105.º posto, após ascender oito lugares, mas este ano já esteve em 99.º. João Domingues desceu um lugar e é 171.º, Gonçalo Oliveira subiu um e é 251.º, Frederico Silva passou para 273.º após ascender 25 posições e Gastão Elias, ex-número 57, em 2016, subiu para o 317.º.

Quanto aos 10 melhores, a única alteração foi a subida, para nono, do italiano Fabio Fognini, por troca com o russo Daniil Medveded, numa tabela liderada pelo sérvio Novak Djokovic, seguido pelo espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer.

Em femininos, o top 10 não sofreu alterações, com a australiana Ashleigh Barty a ser a número 1 Mundial, seguida da japonesa Naomi Osaka e da checa Karolina Pliskova. A melhor portuguesa é Francisca Jorge, de 19 anos, que surge apenas na 652.ª posição, tendo subido 20.