O Jogo ao Vivo

Desporto

Lamy quer lutar pela vitória nas 24 Horas de Le Mans

Lamy quer lutar pela vitória nas 24 Horas de Le Mans

Cinco pilotos portugueses correm este fim de semana as 24 horas de Le Mans, França, com destaque para Pedro Lamy, Peugeot 908, que se assume como candidato à vitória na mais emblemática prova de automobilismo de resistência.

"Vencer as 24 Horas de Le Mans é o sonho de qualquer piloto. Em termos de fiabilidade, julgo que poderemos contar com um excelente carro e a equipa tem todas as hipóteses de lutar pela vitória" na classe rainha, a LMP1, disse Pedro Lamy, citado pela assessoria de imprensa na Peugeot.

Partilhando o volante do Peugeot 908 n.º 9 com os franceses Sébastien Bourdais e Simon Pagenaud, Lamy que já fez um 2.º lugar em 2007, ano em que conquistou a "pole position", disse acreditar que a equipa tem "todas as hipóteses de superar a concorrência" depois de "muitos meses de preparação e muitos quilómetros de testes".

A equipa francesa, assumida candidata ao pódio, a par da rival alemã Audi (R18 TDI), percorreu mais de 45 mil quilómetros ao longo de 15 testes de preparação para a 79.ª edição da mítica prova francesa.

No primeiro confronto da época na categoria, a Peugeot bateu a Audi ao alcançar os dois primeiros lugares nos mil quilómetros de Spa-Francorchamps, Bélgica.

A classe principal -- LMP1 -- vai contar com uma equipa portuguesa, a Quifel--ASM Team, liderada por Miguel Pais do Amaral, ao volante do Zytek 09 SC n.º 20, na companhia do francês Olivier Pla e do britânico Warren Hughes.

Em declarações à assessoria de imprensa da equipa, Pais do Amaral salientou "a crescente capacidade técnica" da equipa, defendendo, todavia que "ninguém consegue brilhar em Le Mans quando a sorte não ajuda".

A equipa "merece uma pontinha de sorte que faltou nas duas primeiras corridas da época", disse.

Os responsáveis técnicos da equipa portuguesa sublinharam que a Quifel ASM Team quer "lutar diretamente com as mais fortes equipas não oficiais da classe rainha e vencê-las".

Na categoria LMP1 vai ser ainda possível assistir à prova de um terceiro piloto português, Tiago Monteiro, que vai conduzir, conjuntamente com os franceses Guillaume e Pierre Ragues, o OAK Pescarolo-Judd n.º15, da equipa francesa OAK Racing.

Na classe LM P2 João Barbosa vai alinhar pela equipa norte-americana Level 5 Motorsprot, aos comandos do Lola Coupe-Honda Performance Development n.º 33, fazendo equipa com Scott Tucker (Estados Unidos) e Christophe Bouchut (França).

Na pista de La Sarthe estará também o português Rui Águas, ao volante do Ferrari 458 Italia n.º 71 da equipa italiana AF Corse, que repartirá a condução ao longo das 24 horas de prova com o piloto transalpino Robert Kauffman e com o norte-americano Micahel Waltrip.

A prova francesa arranca às 15 horas de sábado (14 em Portugal continental) e termina 24 horas depois.

Os treinos livres e de qualificação iniciaram-se na noite de quarta-feira (entre as 22 e 24, hora local) e prosseguem quinta-feira, com duas sessões: A primeira das 19 às 21 horas e segunda entre as 22 e as 24 horas.

A "warm up" vai realizar-se das 9 às 9.45 horas de sábado, iniciando-se os procedimentos de formação da grelha de partida, onde vão estar 56 carros, 40 minutos antes da partida.