Desporto

Leonardo Jardim apresenta-se no Braga para "um desafio motivador"

Leonardo Jardim apresenta-se no Braga para "um desafio motivador"

Leonardo Jardim acabou de ser oficialmente empossado como treinador do Braga. Apresentado em conferência de Imprensa, realizada ao início desta tarde de quarta-feira, o sucessor de Domingos Paciência anunciou o que o leva ao Minho. "Um desafio motivador", disse o técnico madeirense."É um treinador competente, de grande carácter e vamos dar-lhe todas as condições para triunfar", acrescentou o presidente do clube, António Salvador.

Aos 36 anos - completa 37 a 8 de Agosto próximo -,o treinador natural da Camacha é um desses treinadores da vaga científica com quem o Braga tenciona cimentar o engrandecimento do clube nas últimas épocas. Leonardo Jardim assinou contrato de três temporadas e já tem caderno de encargos: "O clube pede-me profissionalismo e valorização de jogadores".

"Os objectivos do Braga são claros: acabar a época entre os quatro primeiros, com a melhor classificação possível, chegar o mais longe possível nas competições europeias e ganhar uma das taças. Vamos apostar na conquista de um troféu. Nas últimas épocas, estivemos próximos de ganhar um troféu, mas não foi possível. Acredito que o conseguiremos na próxima época", disse o presidente do Braga.

António Salvador ainda garantiu que só contactou Leonardo Jardim após a final da Liga Europa (ainda que as notícias da ida do técnico madeirense para o Minho tenham meses, desde Fevereiro) e negou ainda mais insistentemente que o técnico esteja em Braga em tirocínio e em trânsito para o F.C. Porto. "Leonardo Jardim será treinador do Braga nos próximos três anos", garantiu Salvador.

Quanto à composição do plantel, afectado pela saída de muitos jogadores da equipa finalista da Liga Europa, treinador e presidente garantem um "grupo com jogadores competentes" e uma "equipa de qualidade".

De reforços, nem palavra. O nome de Farías, avançado argentino que já jogou no F.C. Porto, tem sido soprado no Minho. Mas Salvador não se descoseu. E de Beto, guarda-redes de quem se diz também poder estar a caminho de Braga, o presidente disse: "É um grande jogador, de selecção, mas não estou a vê-lo no Braga. Ele tem contrato com o F.C. Porto".

Seja com quem for, a equipa do Braga inicia os treinos a 1 de Julho. A pré-época incluirá um estágio em Melgaço.