SLB

Luís Filipe Vieira anuncia candidatura à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira anuncia candidatura à presidência do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, anunciou, em Anadia, que vai candidatar-se a um novo mandato, nas eleições marcadas para 26 de outubro.

"Os benfiquistas têm de decidir, no dia 26, se querem que o Benfica tenha futuro ou se querem comprometer 11 anos de trabalho. Por tudo isto, decidi candidatar-me a um novo mandato", afirmou Luís Filipe Vieira, sábado à noite, durante um jantar com cerca de 300 apoiantes.

O esperado anúncio de Luís Filipe Vieira acontece cerca de duas semanas após a reunião de Assembleia-Geral em que o Relatório e Contas da época 2011/12 foi chumbado com 56% de votos contra. O documento apresentava um prejuizo de 12,9 milhões de euros e um passivo de 113,4 milhões, para um ativo de 15,8 milhões.

"O objetivo é unir os benfiquistas, mas não fico de braços cruzados quando alguns querem comprometer o que fizemos nestes últimos anos. Os próximos quatro anos vão ser difíceis e exigentes. Vão obrigar a grande esforço, de dificuldades económicas, mas vão ser igualmente anos de aposta nas modalidades, na formação e no futebol", afirmou Vieira.

Filipe Vieira salientou que avança para um novo mandato "pela avaliação do trabalho desenvolvido e para que todos aqueles que incentivaram a divisão se possam apresentar com um projeto alternativo".

"A presidência do Benfica não é uma profissão, nem um emprego remunerado", enfatizou o candidato, alertando que o clube não pode ficar "refém nas mãos de um qualquer oportunista que tudo promete e nada faz".

O líder dos encarnados apelou ainda para que depois do dia 26 de outubro quem ganhar as eleições "tenha tranquilidade para trabalhar, sem ruído e sem perturbações. Que o resultado e a vontade dos sócios seja respeitado por todos nós, mesmo por aqueles que promovem a instabilidade e se escondem atrás de uma sombra".

José Eduardo Moniz, vice-presidente da Ongoing Media, acompanhou o presidente do Benfica, de quem será número dois da lista a apresentar-se a sufrágio, e, na sua intervenção, disse apoiar Luís Filipe Vieira para que não haja "o perigo do clube regressar ao passado, àquele passado que a todos envergonhou".

O antigo diretor da RTP disse que hoje o Benfica "tem condições para se atirar ao futuro com ambição, com querença e entusiasmo de quem só pensa na vitória, procura a glória e só pensa em ganhar como objetivo e meta final".

Mas, para isso, alertou, o clube não pode cair nas mãos de "aventureiros, em tempos tão difíceis que atravessamos".

No jantar de apoio, Filipe Vieira contou também com o apoio do médico Varanda Fernandes que, nas últimas eleições, apoiava o movimento Benfica Vencer, Vencer liderado pelo juiz Rui Rangel, que pode vir a encabeçar uma lista alternativa.

Começando por exercer funções como responsável pelo futebol profissional do clube em 2001, Luís Filipe Vieira, de 63 anos, foi eleito presidente do clube da Luz pela primeira vez em 2003 e candidata-se agora a um quarto mandato.

ver mais vídeos