Desporto

Luís Gonçalves correu para a prata

Luís Gonçalves correu para a prata

O atleta português Luís Gonçalves passou de medalha de bronze a medalha de prata na prova dos 400 metros T12 (amblíopes) dos Jogos Paralímpicos Pequim 2008, após a desqualificação do chinês Li Yansong.

O atraso na cerimónia de entrega de medalhas, pouco comum na organização chinesa, deixou antever a existência de algum problema, que acabou por ser confirmado pela organização, mais de meia hora depois do final da prova.

O atleta chinês, que venceu a prova em 49.36 segundos, pisou a linha interior da sua pista durante a prova, infringido a regra 163.3 da IAAF.

Após a desqualificação de Li Yansong, o alemão Matthias Schroeder ficou com a medalha de ouro, Luís Gonçalves com a prata e Raz Osmanov, do Azerbaijão, com o bronze.

Com a prata de Luís Gonçalves, aumenta para seis o número de medalhas conquistadas por atletas portugueses nos Jogos Paralímpicos Pequim 2008.

Luís Gonçalves afirmou que a conquista desta medalaha foi parte da realização de um sonho que tinha desde pequeno. "O meu sonho de criança era vir aos Jogos Paralímpicos e consegui. A outra parte do sonho, conquistar uma medalha de ouro, é mais complicada", disse, antes de referir que "apesar de tudo, a prata sabe a ouro". * Enviada da Agência Lusa

ver mais vídeos