Desporto

Paralímpicos dizem adeus a Pequim

Paralímpicos dizem adeus a Pequim

Os Jogos Paralímpicos2008 de Pequim terminaram. Portugal arrecadou sete medalhas. Os resultados obtidos pelos atletas lusos dignificaram o país, dado o elevado nível da competição, defende a Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes.

Foi com muita cor e fogo-de-artifício que terminaram os Jogos Olímpicos2008 de Pequim, numa cerimónia que decorreu no estádio conhecido por Ninho de Pássaro.

Esta quarta-feira realizou-se a última prova. O atleta Gabriel Macchi foi o melhor português na maratona T11-T12 (cegos e amblíopes), ganha pelo chinês Qi Shun.

O luso-argentino percorreu os 42,195 metros do percurso em 2:46,06 horas, terminando na 14ª posição, a 11,34 minutos do vencedor.

Jorge Pina concluiu a prova na 18ª posição, enquanto Carlos Ferreira, o único atleta português da classe T11 a participar na prova, foi o 20º classificado (2:54,40).

Na maratona em cadeira de rodas, classe T54, Alexandrino Silva foi 35º e último classificado (1:47,21 horas), a 24,04 minutos do vencedor, o australiano Kurt Fearnley.

Sete medalhas

Portugal parte de Pequim com uma medalha de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Para o presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD), os resultados alcançados dignificaram o país, dado o elevado nível da competição.

"Queríamos que a participação dignificasse o país e fosse um acto de superação e isso foi atingido", afirmou Humberto Santos, lembrando que além das sete medalhas conquistadas, "a generalidade dos atletas conseguiram bater recordes pessoais e alguns nacionais".

O facto de Portugal ter ficado a cinco medalhas das 12 conquistadas há quatro anos em Atenas deve-se, em grande parte, ao nível de competição cada vez mais elevado, defendeu.

Lista de medalhados:

Atletismo:
Luís Gonçalves, prata nos 400m T12

Boccia:
António Marques, prata em BC1, Individual
João Paulo Fernandes, ouro em BC1, Individual

António Marques, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e João Paulo Fernandes, prata em BC1/BC2 Equipas

Armando Costa, bronze em BC3, Pares Eunice Raimundo Mário Peixoto

Bruno Valentim, prata em BC4, Pares Fernando Ferreira

Natação:
João Martins, bronze em 50 m costas S1

ver mais vídeos