Voleibol

Portugal estreia-se com vitória frente à Estónia na Taça Challenger

Portugal estreia-se com vitória frente à Estónia na Taça Challenger

A seleção portuguesa de voleibol masculino venceu, esta quarta-feira, a Estónia, por 3-0 (25-19, 25-16 e 25-20), no primeiro jogo do Grupo A da Taça Challenger de voleibol, que decorre em Matosinhos.

Portugal colocou-se assim em boa posição para atingir as meias-finais, objetivo prioritário fixado pelo técnico nacional, Hugo Silva, e agora resta-lhe defrontar o Cazaquistão, o que acontecerá na próxima sexta-feira, às 21 horas.

A final está marcada para domingo, dia 24, e o vencedor garante acesso direto à Liga das Nações.

Portugal comandou sempre o primeiro parcial deste jogo com a Estónia, no qual concedeu apenas duas igualdades (8-8 e 9-9), e impôs-se por 25-19, tendo-se destacado sobretudo no plano ofensivo, com Alexandre Ferreira em bom plano.

A seleção portuguesa teve um início de sonho no segundo parcial, colocando-se a vencer por 5-0, graças ao acerto geral da equipa frente, e, com autoridade e segurança, triunfou por 25-16.

A Estónia, que ainda recentemente afastou Portugal da final da Liga Dourada, na República Checa, com um triunfo também por 3-0, reagiu no terceiro parcial e pela primeira vez neste encontro viu-se na frente do marcador, por 3-4, e por momentos deu a sensação de que podia causar muitos mais problemas a Portugal.

Tal, contudo, durou pouco e a seleção orientada por Hugo Silva manteve-se focada, resistiu à pressão que Estónia exerceu e que permitiu, aliás, manter o resultado em aberto até aos 16-16.

A partir daí, Portugal tomou conta do jogo e serenou, a sua receção voltou a funcionar e Alexandre Ferreira destacou-se novamente com o seu poder de tiro tanto no serviço como junto à rede.

Portugal saltou então para a frente, primeiro por 17-16 e depois por 19-17 e 21-18, e não apenas segurou a vantagem como até a ampliou, tendo Alexandre Ferreira (23 pontos à sua conta) fechado o set e o encontro em grande estilo, com mais um serviço poderoso.

ver mais vídeos