Desporto

Portugal vence a primeira medalha de ouro em orientação em BTT

Portugal vence a primeira medalha de ouro em orientação em BTT

Portugal entrou com o pé direito no Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação em BTT 2013 que decorre, entre esta sexta-feira e o próximo domingo, em Grândola, Santiago do Cacém e Sines. Carlos Simões venceu o escalão H40, oferecendo à Orientação em BTT portuguesa a primeira medalha de ouro da sua história.

Na prova de abertura do Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação em BTT 2013, uma distância média disputada em Grândola, Carlos Simões foi o vencedor no escalão H40, ao concluir os 15 quilómetros do percurso em 49,34 minutos. Uma vitória conseguida ante adversários de reconhecido valor, casos do russo Maxim Zhurkin e do húngaro Daniel Marosffy, respetivamente segundo e terceiro classificados.

No escalão de Elite, teve lugar a primeira de três etapas que compõem a ronda final da Taça do Mundo e na qual os primeiros lugares do pódio, quer no setor masculino como no feminino, foram ocupados por atletas da Rússia.

Anton Foliforov venceu com o tempo de 47,31 minutos, menos 1,07 minutos que o checo Krystof Bogar, segundo classificado. Com este resultado - ainda que por escassa margem -, Foliforov assume a liderança da Taça do Mundo, revelando-se crucial a prova seguinte para apurar o grande vencedor da edição de 2013.

No setor feminino a vitória coube a Olga Vinogradova com o tempo de 41,54 minutos, 20 segundos à frente da atual líder da Taça do Mundo, a sueca Cecilia Thomasson. Tratou-se da primeira vitória da jovem russa numa grande competição internacional de Elite.

Entre os portugueses, Davide Machado foi o melhor classificado, concluindo no 20.º lugar, enquanto no setor feminino o melhor lugar coube a Joana Frazão, 26.ª classificada.

ver mais vídeos