Desporto

PSP deteve seis pessoas nos confrontos após Braga-F.C. Porto

PSP deteve seis pessoas nos confrontos após Braga-F.C. Porto

A PSP de Braga deteve seis pessoas na sexta-feira, depois de confrontos entre adeptos do Braga e do F. C. Porto, antes e após o jogo da Taça, os quais terão conduzido à morte um adepto. Cinco ficaram feridos.

No final do jogo, a Polícia deteve um morador do Bairro das Andorinhas, na sequência de confrontos por causa da morte, na variante de Braga, de João Silva Ribeiro, de 39 anos, colhido por uma viatura, quando, alegadamente, fugia de uma claque do F. C. Porto.

Os moradores concluíram que o malogrado adepto foi atacado e resolveram vingar-se, apedrejando os autocarros que regressavam à Invicta (ver peça ao lado). Mas o subintendente da PSP, Daniel Mendes, disse, ao JN, que as causas do atropelamento ainda estão por apurar.

Alguns dos presentes disseram, ao JN, que "houve uma verdadeira batalha campal" entre a Polícia e várias dezenas de amigos da vítima. Flávio Vieira, da Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, e Mua Costa, da claque bracaremse Red Boys, garantem que João Silva Ribeiro - que levava um cachecol dos arsenalistas - foi atacado por uma claque do F. C. Porto e sublinham que não houve nenhuma provocação: "Foi culpa dos adeptos do F. C. Porto, que pararam o autocarro e foram atrás do João", acusa Mau Costa. Ambos querem que o caso seja investigado.

Flávio Vieira diz que um numeroso grupo de residentes do bairro juntou-se para retaliar e atirar pedras contra os autocarros portistas, o que provocou a intervenção da PSP. As forças de segurança terão disparado balas de borracha e atingiram um jovem no peito. "Bateram indiscriminadamente até em pessoas idosas e dispararam balas de borracha à toa, mesmo para quem estava à janela", lamenta Nuno Gomes, que ficou com marcas no pescoço. Reagindo às acusações, o subintendente da PSP afirma que a Polícia foi chamada para evitar mais confrontos, tendo sido apedrejada por moradores do Bairro das Andorinhas e reagido em conformidade para os dispersar.

Conteúdo Patrocinado