Desporto

Quem é Bruno de Carvalho

Quem é Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho, eleito 42.º presidente do Sporting, suavizou a atitude e conquistou o eleitorado, que lhe confiou um cargo negado nas eleições de há dois anos, nas que foi derrotado por uma margem mínima.

De perfeito desconhecido a forte candidato à presidência do clube nas eleições de 2011, o empresário, de 41 anos, surgiu nas suas segundas eleições com um discurso mais "suave" e com o mote "Sporting no coração, confiança no futuro".

O líder da lista C adotou uma postura mais contida, menos agressiva para os seus adversários, procurando transmitir uma imagem de maior responsabilidade e credibilidade e que o levou, inclusive, a só se disponibilizar para dois debates, quando há dois anos foram esses momentos televisivos o ponto forte da sua campanha e que o tornaram uma figura presidenciável.

Na sua lista apresentou alguns nomes de peso, como Vicente Moura, que deixa a presidência do Comité Olímpico de Portugal daqui a dois dias, ou Jorge Bacelar Gouveia, para a liderança do Conselho Fiscal e Disciplinar.

Com um discurso agressivo e promessas de investidores russos, dispostos a assumir 50 milhões de euros no Sporting, Bruno de Carvalho surpreendeu e conseguiu ser o candidato a reunir um maior número de sócios votantes em 2011, embora tenha perdido o ato eleitoral, por cerca de 300 votos para Luiz Godinho Lopes.

Nesta campanha, o novo presidente, que representa uma rutura com a linha de gestão dos últimos 15 anos, garantiu ter investidores, mas recusou identificá-los para evitar as dúvidas suscitadas nas outras eleições acerca da credibilidade dos mesmos.

Apesar de ter sido visto como o "rosto" da oposição interna, Bruno de Carvalho manteve-se como "reserva moral", criticou pontualmente a gestão de Godinho Lopes e continuou a mexer-se nos bastidores, com constantes visitas a núcleos sportinguistas que lhe permitiram não só conservar como aumentar a base de apoio das últimas eleições, especialmente entre o eleitorado mais jovem.

Licenciado em Gestão e com Mestrado em Gestão do Desporto e de Organizações Desportivas, o novo presidente dos "leões" é, sobretudo, conhecido pelo seu trabalho na Fundação Aragão Pinto.

O novo dirigente máximo do Sporting é o líder e um dos fundadores da instituição de solidariedade social, formada para relembrar o nome do antigo dirigente sportinguista José Aragão Pinto.

Dentro da solidariedade social, Bruno de Carvalho é membro de várias instituições, sobretudo ao nível da defesa dos direitos das crianças.

Sócio do Sporting desde 1986, Bruno de Carvalho é um amante do desporto, tendo praticado futebol, râguebi e luta livre, além de possuir o nível II de treinador de futebol.

Como nível dirigente, Bruno de Carvalho foi vice-presidente da secção de hóquei em patins dos "leões" durante dois anos e meio.

Profissionalmente, esteve ligado entre 1994 e 2008 a várias empresas, sobretudo, na área da construção civil.

ver mais vídeos