Análise

Rússia 2018 - os meus candidatos

Rússia 2018 - os meus candidatos

O Mundial é a mais apaixonante prova para quem gosta de futebol. Fala-se muito em candidatos e favoritos e as palavras entrelaçam-se quando falamos de futebol, embora perceba as diferenças. Apontando alguns candidatos, incluo:

- Brasil, com Paulinho e Neymar, tem uma grande variabilidade de jogo para chegar a zonas de finalização. Qualidade nos corredores, qualidade no espaço interior, a nossa maior dúvida é saber de que forma segurarão o jogo ofensivo do adversário numa fase mais adiantada do torneio dentro da sua estrutura 1x4x3x3 ou o 1x4x1x4x1.

- Alemanha (campeã do Mundo) apresenta um recorde no apuramento: dez jogos, dez vitórias e 43 golos. Recheada de valores, salientamos a capacidade de Kroos a alimentar a equipa. É uma das grandes seleções, assente num 1x4x3x3 ou 1x3x4x3. Vamos ver como surge esta alternância e as suas dinâmicas.

- Bélgica, pela qualidade dos jogadores e do treinador e que tão boas indicações deu contra a Costa Rica. Não perdeu qualquer jogo no apuramento. Tem vindo a crescer muito com Hazard, Meunier e De Bruyne a assumirem grande protagonismo. Poderão jogar num 1x3x4x2x1, que lhe vai permitir boa cobertura dos espaços defensivos e aproveitar os espaços conquistados no interior da equipa adversária, aquando da posse de bola.

- Espanha, por toda a sua recente história, apresenta jogadores fantásticos e sempre a praticar um futebol de grande qualidade. Apesar da saída de Lopetegui e da entrada de Hierro, não deverá fugir ao que estava instituído, ao privilegiar a posse da bola para com ela fazer rápidas mudanças de corredor, tentando ganhar superioridade nos corredores para servir as zonas de finalização com critério. O seu 1x4x3x3 não deve sofrer alteração.

- Portugal, seleção de inegável qualidade, tendo Ronaldo, considerado o melhor jogador do Mundo, e outros jogadores que jogam nas melhores equipas, um selecionador, Fernando Santos, que demonstra uma segurança, competência e saber que nos dá muita confiança para o torneio. Podemos alternar entre o 1x4x4x2 e o 1x4x3x3 como foi evidente no último jogo.

Inglaterra, Argentina e França vêm numa segunda linha, embora qualquer uma delas possa aparecer na final do torneio.

O "respeito" e o "fair play" serão sempre as palavras maiores em qualquer evento desportivo. Que estejam ao mais alto nível neste Mundial.

* TREINADOR DO VITÓRIA DE GUIMARÃES

ver mais vídeos