Futebol

Sporting vence Belenenses em jogo com três penáltis

Sporting vence Belenenses em jogo com três penáltis

O Sporting venceu (4-3) o Belenenses no Restelo em jogo a contar para a 30.ª jornada da liga. Três dos sete golos foram de grande penalidade e o Belenenses acabou a jogar com menos um jogador.

Com Fábio Coentrão e André Pinto no onze, o Sporting sofreu o primeiro golo aos oito minutos, por Yebda. Yazalde não marcou por pouco num cabeceamento, após bom cruzamento de Diogo Viana e Coates aliviou em cima da linha de golo. Bruno Paixão recorreu ao videooárbitro, considerou que Rui Patrício cometeu falta sobre Yazalde e assinalou grande penalidade. Na conversão do castigo máximo, Yebda não perdoou e fez o 1-0.

Cinco minuto depois, Bas Dost restabeleceu a igualdade. O avançado holandês aproveitou uma boa assistência de Bruno Fernandes, fugiu a Florent e não deu hipótese de defesa a André Moreira. Novamente Bruno Fernandes, após um rápido contra-ataque, serviu Gelson Martins que, de primeira, rematou para o 2-1 e deu a vantagem à equipa de Jorge Jesus. Acuña marcou aos 41 minutos.

Em cima do intervalo, Acuña aumentou a vantagem dos leões. Após um bom cruzamento de Ristovski, o argentino dominou, rodou para a baliza e atirou certeiro para o fundo das redes de André Moreira. Depois de consultar o videoárbitro, Bruno Paixão validou o lance.

O jogo parecia bem encaminhado para a equipa de Jorge Jesus, mas o Belenenses ainda assustou os leões. Aos 65 minutos, Licá reduziu para 3-2. Numa arrancada forte pela esquerda, Florent entrou na área, ganhou a linha de fundo e, com um centro atrasado, serviu Licá, que não deu hipótese de defesa a Rui Patrício. Apenas dois minutos depois, Licá foi derrubado na grande área por Acuña e Bruno Paixão assinalou grande penalidade. Na conversão do castigo máximo, Fredy não perdoou e estabeleceu o empate no marcador. Estava feito o empate.

No entanto, os leões chegariam novamente à vantagem ao minuto 80. Yebda acertou com o cotovelo em Bas Dost e, depois de consultar o VAR, assinalou uma nova grande penalidade e expulsou o jogador da equipa do Restelo. Bruno Fernandes, que foi chamado para marcar o castigo máximo por Bas Dost estar a ser assitido fora das quatro linhas, fez o 4-3 para o Sporting. Florent ainda acertou no poste da baliza de Rui Patrício, mas o Sporting acabaria mesmo por vencer o encontro.

Com este resultado, o Sporting ocupa o terceiro lugar a três pontos do Benfica e a cinco do F. C. Porto, que este domingo venceu o clássico na luz.

ver mais vídeos