Desporto

Sporting vence Benfica e deixa F. C. Porto mais líder

Sporting vence Benfica e deixa F. C. Porto mais líder

O Sporting venceu o Benfica, por 3-2, e deixou o F. C. Porto mais confortável na liderança da Liga. Dois golos de Liedson e um de Derlei valeram o triunfo leonino, contrariado por Reyes, de penálti, e Cardozo, este a marcar já perto do fim do encontro.

O resultado do dérbi deixou leões e águias empatados na classificação, ambos com 37 pontos, a quatro dos dragões. No próximo sábado, novo dérbi, agora de cariz nacional, com o o F. C. Porto a receber o Sporting, no Dragão. Os rivais de Lisboa podem ser alcançados pelo Leixões, que na segunda-feira recebe o Belenenses

Em Alvalade, o Sporting justificou o triunfo, com uma exibição de bom nível, em quase todo o jogo. Num bom jogo de futebol, muito aberto, um grande golo de Liedson adiantou o Sporting no marcador,  aos 11 minutos. 

O golo de Liedson surge após um falhanço de David Luiz, que originou um canto. Na sequência do mesmo, Liedson, aproveitou uma bola solta, no vértice direito da área e rematou, cruzado e de trivela, colocando a bola no ângulo oposto da baliza.

O Benfica chegou ao empate (37 m), por intermédio de Reyes, de penálti, após um lance entre Polga e Suazo, reflectindo o equilíbrio que marcou os últimos 20 minutos da primeira parte.

O Sporting entrou muito forte na segunda-parte, praticamente não deixando o Benfica jogar. Derlei colocou o Sporting em vantagem, 2-1, logo no reatar do encontro , ao concluir um passe longo com uma boa finta e remate certeiro, desfazendo o empate com que se chegou ao intervalo.

O lance entre Suazo e Polga gerou poucos protestos entre os sportinguistas, o que já não aconteceu três minutos depois: Izmailov chutou para a baliza e Maxi Pereira, com o braço, interceptou a bola, dentro da área. Leões reclamaram penálti.

A justificar uma excelente segunda parte do Sporting, Liedson fez o segundo golo na partida, 81 minutos, e praticamente acabou com a indefinição do resultado no dérbi com o Benfica. A passe de Pereirinha, o avançado leonino colocou o resultado em 3-1, com um cabeceamento a mais de 11 metros da baliza.

Já perto do fim, Cardozo, de cabeça, reduziu para 2-3. O suficiente para manter viva a chama da emoção até ao apito final de Olegário Benquerença, que não sai com a folha limpa de Alvalade

Num jogo em que Postiga foi substituído por lesão, após falta de Luisão, Pedro Silva foi a surpresa no onze inicial do Sporting. Abel, o habitual titular, não aperece sequer nos suplentes. Do lado dos encarnados, Quique Flores apostou a mesma equipa que empatou no Dragão.

ver mais vídeos