Desporto

Usain Bolt imparável bate recorde olímpico nos 100 metros

Usain Bolt imparável bate recorde olímpico nos 100 metros

O jamaicano Usain Bolt venceu, este domingo, a medalha de ouro dos 100 metros, no Jogos Olímpicos de Londres. O atleta partiu mal, mas recuperou durante a corrida e conseguiu percorrer a distância em 9,63 segundos.

O também jamaicano Yohan Blake, detentor do título mundial, conquistou a medalha de prata, com 9,75 segundos, e o norte-americano Justin Gatlin foi terceiro, com 9,79.

O anterior recorde olímpico pertencia a Bolt, com 9,69 segundos, em Pequim2008.

"Aquando da corrida anterior [meias-finais], disse a mim próprio que sim, que iria fazê-lo [vencer a prova]", afirmou o "homem mais veloz do mundo", que estabeleceu um novo recorde olímpico na distância, com 9,63 segundos.

Usain Bolt disse, em declarações à televisão britânica BBC, que "não queria voltar a fazer uma falsa partida", tal como aconteceu nos Mundiais de 2011, em Daegu, na Coreia do Sul.

"Senti-me algo repousado nos blocos [de partida], pois este não foi o melhor arranque da minha carreira", revelou, a propósito da corrida que venceu.

A propósito, recordou as palavras do seu treinador: "Disse-me para não me preocupar com a partida, pois é no final que sou melhor".

"As pessoas podem dizer o que quiserem de mim, pois nos grandes momentos eu digo presente", concluiu o jamaicano.

- Quadro de medalhas:

OURO: Usain Bolt (Jam).

PRATA: Yohan Blake (Jam).

BRONZE: Justin Gatlin (EUA).