Desporto

Irão diz que logótipo de Londres-2012 é racista

Irão diz que logótipo de Londres-2012 é racista

O Irão protestou ante o Comité Olímpico Internacional (COI) contra o logótipo dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, alegando que é racista, visto que na imagem pode ser lida a palavra "Zion", alusivo à nação judaica.

"O uso da palavra 'Zion' no logo do Jogos Olímpicos de 2012 é um acto totalmente ultrajante", disse Mohammad Aliabadi, presidente do Comité Olímpico iraniano à agência Irna.

"Se o COI não tomar medidas para resolver esta questão, isto poderá afectar a participação de vários países, entre eles o Irão, que insiste em certos princípios e valores", acrescentou o iraniano, sem descartar um boicote aos Jogos Olímpicos.

A organização dos jogos defende-se dizendo que a contestação iraniana não faz sentido e que o logótipo é "moderno, ousado e flexível", além de ter apelo entre os jovens.

"O logótipo de Londres-2012 é o ano de 2012 e nada mais. Foi lançado em 2007, depois de exames e consultas, e achamos surpreendente que esta queixa seja feita agora", respondeu um porta-voz da Comissão Organizador de Londres-2012 contactado pela agência AFP.

O logótipo de Londres-2012 enfrentou muitas críticas desde sua criação, em 2007, sendo avaliado pela população britânica como feio e caro (470 mil euros).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG