Futebol

Japão e Arábia Saudita apuram-se para a fase final do Mundial

Japão e Arábia Saudita apuram-se para a fase final do Mundial

O Japão e a Arábia Saudita qualificaram-se, esta quinta-feira, para a fase final do Mundial do Catar, face ao triunfo dos nipónicos na Austrália (2-0), na nona jornada da terceira fase de qualificação da zona asiática.

Em Sydney, o suplente Kaoru Mitoma marcou, aos 89 e 90+4 minutos, os golos dos japoneses, que ascenderam à liderança do Grupo B, com 21 pontos, contra 19 da Arábia Saudita, segunda classificada, que joga ainda hoje na China. O pódio fica completo com a Austrália, que soma 15 pontos, quando falta apenas disputar uma ronda.

O Japão, que contou com o médio Morita (Santa Clara) durante os 90 minutos, está pela sétima vez consecutiva na fase final de um Campeonato do Mundo, que não falha desde a estreia, em 1998. Já a Arábia Saudita cumprirá a sexta presença, depois de ter estado de 1994 a 2006 e na edição transata (2018).

Os nipónicos têm como melhor registo o nono lugar de 2002 (0-1 com a Turquia, nos oitavos de final), ano em que foram coanfitriões, enquanto os sauditas chegaram aos "oitavos" em 1994 (1-3 com a Suécia), acabando no 12.º lugar.

Na fase final, Japão e Arábia Saudita juntam-se, nos qualificados da zona asiática, a Irão e Coreia do Sul, que já garantiram os dois primeiros lugares do Grupo A, e ao Catar, apurado na qualidade de anfitrião.

A lista de qualificados é agora de 17 seleções, entre as quais 10 da Europa (Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Países Baixos, Sérvia e Suíça) e duas da América do Sul (Argentina e o totalista Brasil).

A Ásia pode ainda atribuir uma sexta vaga, se o vencedor do play-off entre os terceiros dos grupos A (Emirados Árabes Unidos, Líbano ou Iraque) e B (Austrália) derrotar num play-off intercontinental o quinto colocado da América do Sul.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG