Jovem colombiano conseguiu primeiro triunfo numa grande volta, num dia em que o português voltou a ceder na montanha e praticamente hipotecou as ambições de vitória.
Triunfo inaugural numa grande volta para o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious), com o jovem de 22 anos a impor-se, esta quarta-feira, na sequência de uma fuga, e a cortar a solo a meta da 17.ª etapa deste Giro, mesmo depois de ter caído na fase inicial da tirada.
Ao contrário do sucesso Buitrago, o português João Almeida (UAE-Emirates) voltou a ceder, pelo segundo dia consecutivo na montanha, em relação aos principais favoritos, e praticamente hipotecou as ambições de vitória na prova.
O corredor luso, que segue como líder da classificação da juventude, chegou mais de um minuto depois do líder da corrida, o equatoriano Richard Carapaz (Ineos), e dos rivais Jay Hindley (Borra-Hansgrohe) e Mikel Landa (Bahrain-Victorious).
Almeida, que voltou a não ter uma equipa à altura para o apoiar, perdeu o terceiro lugar para Landa, seguindo agora no quarto posto, com uma desvantagem de 49 segundos para o espanhol, e 1.54 minutos para o camisola rosa Carapaz.
Esta quinta-feira há uma etapa bem mais plana, entre Borgo Valsugana - Treviso, propícia para o pelotão recuperar as forças.