Desporto

Jogos Olímpicos puxaram economia do Reino Unido para fora da recessão

Jogos Olímpicos puxaram economia do Reino Unido para fora da recessão

O Reino Unido saiu oficialmente da recessão, ao registar um crescimento económico de um 1% no trimestre entre julho e setembro, confirmou, esta quinta-feira, o instituto de estatísticas britânico.

O desempenho, superior ao esperado pelos economistas, é atribuído ao efeito positivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres2012 neste verão, nomeadamente a venda de bilhetes para os eventos desportivos.

Outros setores, como a restauração e alojamento também notaram um aumento de atividade, enquanto a construção ou o comércio eletrónico sofreram quebras durante este período.

Um efeito positivo foi também a recuperação após uma "paragem" da economia em junho provocada pelo jubileu da rainha, que celebrou com um feriado adicional os 60 anos de reinado de Isabel II.

Apesar de os economistas mostrarem cautela quanto ao significado deste número, a verdade é que o trimestre positivo põe fim a três trimestres de valores negativos.

No trimestre passado, a economia britânica tinha contraído 0,4%, embora os números do desemprego tenham mostrado melhorias nos últimos meses.

O crescimento divulgado hoje, que ainda pode ser revisto, coloca assim o PIB ao mesmo nível do terceiro trimestre de 2011.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG