Futebol

Liga de Clubes diz que Casa Pia não tem de jogar com três grandes em Leiria

Liga de Clubes diz que Casa Pia não tem de jogar com três grandes em Leiria

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) esclareceu esta quinta-feira que o Casa Pia não terá de jogar com Benfica, F. C. Porto e Sporting no mesmo estádio, em Leiria, para a Liga Portugal, ao contrário do que alegam os casapianos.

As obras no Estádio Pina Manique e a intervenção no relvado do Estádio Nacional, em Oeiras, forçou o Casa Pia a pedir a mudança do jogo com o Benfica, da segunda jornada, para o Estádio Municipal Leiria.

Interpretando uma alínea do Regulamento de Competições (RC) da LPFP, fonte do Casa Pia avançou à agência Lusa que o clube seria forçado a jogar com F. C. Porto e Sporting em Leiria, na sequência do confronto com o Benfica.

PUB

"Somos obrigados a fazer os três jogos [com os grandes] no mesmo local. Temos de jogar em Leiria, a não ser que haja algum tipo de acordo entre os clubes, o que não é provável. À partida vamos jogar com os três grandes em Leiria", garantiu a mesma fonte.

Esta quinta-feira, a LPFP explicou que, "tratando-se de um pedido que tem como fundamento a realização de obras que impossibilitam a utilização do estádio, o seu reflexo regulamentar encontra-se no n.º 7 do artigo 29.º do Regulamento das Competições organizadas pela Liga Portugal (RC)".

Segundo o texto desse articulado, "é admitida a alteração temporária de estádio no caso de obras exigidas pela Liga Portugal ou outra autoridade nos termos regulamentares e legais, cuja realização impossibilite a utilização desse equipamento desportivo ou de alguma das suas partes integrantes (o relvado, designadamente)".

A interpretação do departamento jurídico da LPFP difere da do Casa Pia, porque o contexto do jogo dos gansos com o Benfica em Leiria "não [se enquadra] nos números 2, 3 e 4 do mesmo artigo, que respeitam à utilização do estádio alternativo, de indicação opcional pelas sociedades desportivas no âmbito do procedimento descrito no anexo IV do RC".

O Casa Pia ainda não reagiu a esta posição da Liga de Clubes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG