Futebol

Liga francesa oficializa fim da época e confirma PSG como campeão

Liga francesa oficializa fim da época e confirma PSG como campeão

A Liga francesa 2019/20 foi oficialmente cancelada, devido à pandemia. O título de campeão foi atribuído ao Paris Saint-Germain, que liderava confortavelmente a prova.

Dois dias depois de o primeiro-ministro gaulês ter anunciado a impossibilidade de retomar a temporada dos desportos profissionais, incluindo a de futebol, o Conselho de Administração da Liga Francesa de Futebol (LFP) reuniu-se hoje para deliberar sobre o tema, acabando por oficializar o encerramento dos dois escalões profissionais.

A classificação final das duas competições teve por base "o critério adotado pela Federação Francesa de Futebol nos restantes campeonatos", informou a LFP.

O título de campeão foi atribuído ao PSG, que liderava a prova com mais 12 pontos e menos um jogo que o Marselha, segundo classificado, quando faltavam 10 rondas para o final. Os parisienses conquistam o terceiro título seguido e o sétimo nos últimos oito anos, e garantem o apuramento direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

O Marselha, treinado por André Villas-Boas, ficou em segundo, e também estará na fase de grupos da "Champions", enquanto o Rennes, terceiro, disputará o play-off de acesso.

O Lille, de José Fonte, Renato Sanches, Tiago Djaló e Xeka, o Nice e o Reims, quarto, quinto e sexto classificados, seguem para a Liga Europa, com o Lyon, de Anthony Lopes, a ser sétimo e ficar fora das competições europeias, o que não sucedia há 20 anos. Já o Bordéus, treinado por Paulo Sousa ficou em 12.º.

Descem ao segundo escalão o Amiens e o Toulouse e sobem Lorient, ao qual foi atribuído o título de campeão da "Ligue 2", e Lens.

O início da próxima época está marcado para os dias 22 e 23 de agosto.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG