Espanha

Liga quer mudar Barcelona-Real Madrid para o Santiago Bernabéu

Liga quer mudar Barcelona-Real Madrid para o Santiago Bernabéu

A Liga espanhola pediu, esta quarta-feira, à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) que o clássico FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, em Nou Camp, seja disputado na capital espanhola, devido aos incidentes na Catalunha.

A Liga espanhola informou os órgãos de comunicação social de que entregou uma petição junto da RFEF, apontando "causas de força maior" para a alteração do local do encontro da 10.º jornada do campeonato para o Estádio Santiago Bernabéu.

As forças de segurança espanholas já detiveram 51 pessoas e 125 ficaram feridas desde o início dos atos de violência, que começaram na segunda-feira na Catalunha, em protesto contra a condenação dos principais dirigentes políticos independentistas da região.

Barcelona tornou-se, na noite de terça-feira, cenário de uma batalha campal entre polícias e manifestantes, que construíram barricadas, queimaram mobiliário urbano e pneus, fizeram fogueiras e atiraram pedras e petardos contra os polícias.

O Supremo Tribunal espanhol condenou na segunda-feira os principais dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha a penas que vão até um máximo de 13 anos de prisão, no caso de Oriol Junqueras, ex-vice-presidente do governo catalão.

Está agendada uma greve geral na Catalunha para sexta-feira, o que já levou o ​​​​​​​FC Barcelona a antecipar para quinta-feira a viagem até Eibar, onde atua no sábado, em jogo da Liga espanhola.