Futebol

Ljubisa Tumbakovic deixa cargo de selecionador da Sérvia por "mútuo acordo"

Ljubisa Tumbakovic deixa cargo de selecionador da Sérvia por "mútuo acordo"

Ljubisa Tumbakovic deixou o cargo de selecionador da Sérvia, adversário de Portugal na fase de qualificação do mundial do Qatar, por "mútuo acordo".

"A Federação de Futebol da Sérvia e Ljubisa Tumbakovic rescindiram o contrato mutuamente. Agradecemos ao ex-selecionador 'A' pela sua cooperação e desejamos-lhe sucesso na sua carreira", escreveu o organismo, na página oficial da Internet, acrescentado que "já foram iniciadas conversas sobre o sucessor, que deverá ser conhecido até final do presente ano civil".

A saída de Tumbakovic, de 68 anos, do cargo, acontece depois de falhado o apuramento para o Euro2020, adiado para 2021, devido à pandemia de covid-19, ao ser derrotado nas grandes penalidades (5-4) diante da Escócia, no encontro do 'play-off', disputado no passado mês.

No apuramento para o Euro2020, a Sérvia também foi adversária de Portugal na fase de grupos, terminando no terceiro lugar do grupo B, atrás da seleção portuguesa, que ficou em segundo, e da Ucrânia, que venceu o agrupamento.

Portugal vai iniciar o apuramento para o mundial com a receção ao Azerbaijão, em 24 de março de 2021, seguindo-se as deslocações à Sérvia (27) e ao Luxemburgo (30). Em setembro de 2021, a equipa das quinas recebe a República da Irlanda (01) e visita o Azerbaijão (07), enquanto em outubro vai ser anfitriã do Luxemburgo (12), terminando o apuramento em novembro, com a visita aos irlandeses (11) e a receção aos sérvios (14).

A qualificação europeia para o Mundial2022 decorrerá entre março e novembro de 2021. O vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar os 'play-offs' de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os "play-offs".

Destas 12 equipas presentes nos "play-offs", que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no Mundial2022.

PUB

O Mundial no Qatar decorrerá fora do habitual período entre junho e julho, devido ao forte calor naquele país, com a competição de 2022 a estar prevista para as datas entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG