Basquetebol

Portuguesas entram a vencer na qualificação para o europeu

Portuguesas entram a vencer na qualificação para o europeu

A seleção nacional feminina de basquetebol ganhou esta noite à Estónia, por 62-43, no primeiro jogo da fase de qualificação para o Europeu, disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

O encontro ficou decidido no terceiro período, com Portugal a marcar 23 pontos, contra apenas quarto da equipa adversária, que até então tinha dado alguma luta às lusas.

O primeiro período foi equilibrado e foi por isso que as duas seleções ficaram aí separadas por um ponto, com vantagem portuguesa (15-14), e o segundo começou nivelado e a Estónia chegou mesmo a adiantar-se no marcador (17-18 e 21-23), fazendo uso do seu maior poderio físico.

Nos minutos finais do segundo período, porém, Portugal soltou-se e melhorou a sua eficácia, tanto nos lançamentos como na defessa, e isso permitiu-lhe atingir o intervalo a ganhar por sete pontos (32-25), com Maria Bettencout Correia e Maria Koustorkova já em evidência.

O terceiro período foi fatal para a Estónia, que só marcou quatro pontos. Portugal ganhou confiança, tomou conta do jogo, apontou 23 pontos e construiu um parcial que praticamente lhe garantiu a vitória neste primeiro jogo da corrida à fase final do Europeu.

Koustorkova nas tabelas e Maria Bettencourt Correia a marcar (17 pontos) guiaram a equipa numa exibição 'quanto baste', ante um opositor que caiu a pique após o intervalo.

Portugal, 52.º do "ranking" mundial", foi superior à Estónia, 62.ª, e os 10 minutos finais foram uma simples formalidade, com Portugal já em desaceleração e a Estónia a aproveitar para encurtar distâncias, mas sem nunca pôr em causa a clara superioridade da equipa portuguesa.

PUB

Após esta partida, Portugal viaja para Xhanti, onde enfrenta a Grécia no domingo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG