Desporto

Mais de 100 militares da GNR de Lisboa no jogo Paços de Ferreira-F.C. Porto

Mais de 100 militares da GNR de Lisboa no jogo Paços de Ferreira-F.C. Porto

O jogo de futebol de domingo entre Paços de Ferreira e F.C. Porto, no estádio da Mata Real, obriga a um reforço de "aproximadamente 110 militares da GNR vindos de Lisboa".

"Vêm de Lisboa porque se trata de uma força de reserva sediada em Lisboa. São forças especificamente preparadas para [garantir] a ordem pública", justificou fonte do Comando Territorial da GNR do Porto.

No total, serão "cerca de 200" os efetivos da GNR mobilizados para Paços de Ferreira com vista ao "policiamento e segurança" ao jogo de futebol, decisivo para o apuramento do vencedor do campeonato, na 30.ª e última jornada da I Liga.

O FC Porto tem mais um ponto do que o Benfica na tabela classificativa e pode sagrar-se tricampeão português de futebol caso vença o Paços do Ferreira.

Junto à Mata Real e ao Parque da Cidade de Paços de Ferreira, onde durante toda a tarde vai ser transmitido em direto um programa de televisão, vão estar "forças de diversas valências da Guarda, quer de trânsito, territorial e de ordem pública -- a pé e a cavalo", acrescentou a fonte do Comando da GNR do Porto.

A isto vai somar-se o "policiamento de bicicleta em torno do estádio" e da zona onde se realiza o programa televisivo e que fica "paredes meias" com as "traseiras do estádio" do Paços de Ferreira.

No Porto, o Comando da PSP está a "acompanhar a situação" e assegura ficar "atento a tudo o que se possa passar".

PUB

"Faz parte das nossas competências acautelar o policiamento adequado às circunstâncias que vierem a acontecer", disse à Lusa fonte da PSP do Porto.

Por volta das 20.30 horas de domingo, após o fim dos jogos entre o Paços de Ferreira e o FC Porto e entre o Benfica e o Moreirense, são vários os cenários que podem colocar-se na cidade do Porto.

A avenida dos Aliados, palco tradicional dos festejos dos dragões, pode ser ocupada por adeptos do FC Porto, caso os azuis e brancos vençam o campeonato, ou por simpatizantes do clube do clube da Luz, se este conquistar o título de campeão da I Liga.

Em Lisboa, onde o Benfica recebe o Moreirense, o policiamento será "normal para o tipo de jogo" em causa, notou à Lusa fonte da PSP de Lisboa, sem adiantar o número de efetivos destacados para as imediações do estádio da Luz.

O Benfica tem menos um ponto do que o F.C. Porto e só poderá sagrar-se campeão caso se imponha na receção ao Moreirense e se o F.C. Porto não vencer no estádio do Paços de Ferreira.

Fonte da PSP de Lisboa refere que aquela força policial estará atenta "na monitorização de adeptos caso o Benfica seja campeão", já que poderá "ser necessário cortar o trânsito em algumas artérias".

Admitindo também a sinalização de "desvios de trânsito junto dos automobilistas, se necessário", a PSP indica a praça do Marquês de Pombal como um dos focos de atenção, já que se trata do local "habitual" de concentração e celebração dos benfiquistas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG