Desporto

Marco Fortes na final do lançamento do peso nos Mundiais

Marco Fortes na final do lançamento do peso nos Mundiais

O atleta português Marco Fortes qualificou-se esta quinta-feira em Daegu, na Coreia do Sul, para a final do lançamento do peso com o 4.º lugar na sua série e o 9.º no geral, com a marca 20,32 metros.

Marco Fortes, qualificado esta quinta-feira para a final do lançamento do peso, estabeleceu como objectivo ficar entre os oito primeiros lugares e definiu a "época consistente" realizada como a sua "medalha de ouro".

"A minha medalha de ouro foi a época que fiz. Nos últimos três/quatro anos consegui evoluir consistentemente e este ano fiz uma época muito consistente que me permitiu chegar a estes campeonatos e estar à vontade", afirmou o atleta.

"O que interessa é qualificar, estou super satisfeito. Veio provar que eu pertenço a este grupo dos melhores do mundo e isso é que é importante para mim", disse, mostrando-se contente por não ter "de lançar a 110% para conseguir o objectivo".

Satisfeito pelo "nono lugar, a poucos centímetros do oitavo classificado", Marco Fortes sublinhou que, na final, os atletas "já estarão mais à vontade", pelo facto de haver "menos pressão com os primeiros três lançamentos".

"A competição vai ser feroz. Todos os atletas estão com uma forma esplêndida. Vamos ver. Eu estou bem, mostrei-o agora e espero mostrá-lo novamente", referiu.

A eliminatória do lançamento do peso foi ganha pelo alemão David Storl, com 21,50 metros. O canadiano Dylan Armstrong fez a marca de 21,05 metros e o americano Reese Hoffa, qualificou-se em terceiro lugar, com um lançamento de 20,96 metros.

O campeão olímpico e candidato ao título Tomasz Majewski fez a marca de 20,73 metros e o americano Adam Nelson lançou 20,23 metros.

Marco Fortes detém um recorde nacional, de 20,89 metros, obtido a 11 de Agosto em Copenhaga.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG