Mundial2022

Marrocos vence Canadá e acaba no primeiro lugar do Grupo F

Marrocos vence Canadá e acaba no primeiro lugar do Grupo F

Marrocos, com um triunfo por 2-1 sobre o Canadá, juntou-se à Croácia e qualificou-se, nesta quinta-feira, para os oitavos de final do Mundial de futebol de 2022, no fecho do Grupo F.

Hakim Ziyech, aos quatro minutos, e Youssef En Nesyri, aos 23, selaram o triunfo dos marroquinos, que ainda marcaram na própria baliza aos 40, por Nayef Aguerd.

Na classificação, a formação africana acabou no primeiro lugar, com sete pontos, contra cinco da Croácia, quatro da Bélgica e nenhum do Canadá.

PUB

Marrocos desafiou todas as probabilidades e garantiu, esta quinta-feira, como primeiro classificado do Grupo F, a passagem à fase a eliminar do Mundial do Catar. O conjunto do norte de África aplicou uma entusiasmante vitória (2-1) ao Canadá de Stephen Eustaquio e Steven Vitória, igualando o feito de 1986, no México, quando também terminou o grupo na primeira posição.

Os golos de Hakim ZIyech e Youssef En-Nesyri, ainda na primeira parte, cimentaram o triunfo dos marroquinos, que apesar de nessa etapa ainda terem marcado na própria baliza, por Nayef Aguerd, conseguiram, no segundo tempo, com algum sofrimento, segurar a vantagem, e, 36 anos depois, qualificar-se para os oitavos de final de um Mundial.

Os africanos começaram o desafio da melhor maneira, adiantando-se no marcador logo aos 4 minutos, com Hakim Ziyech a aproveitar um erro do guarda-redes canadiano Milan Borjan, para inaugurar o marcador.

Os norte-americanos, com o luso-canadiano Steven Vitória a titular, ainda reagiram ao revés, apresentando mais posse de bola, mas sentindo dificuldades na finalização.

A essa debilidade do Canadá, Marrocos respondeu com uma lição de eficácia, e no segundo remate da equipa no jogo, surgiu o 2-0, desta feita por En-Nesyri, assistindo por Hakimi.

O Canadá quebrou com essa desvantagem mais pronunciada, mas beneficiou de uma oferta de Nayef Aguerd, que, aos 39 minutos, desviou a bola para a própria baliza, e relançou o jogo para a segunda metade.

Nessa etapa complementar, os norte-americanos entraram mais decididos, assumindo a posse de bola e mostrando-se mais ofensivo, com Alphonso Davies a ser mais perigoso da equipa, criando vários sobressaltos que os marroquinos, com uma boa dose de sofrimento, foram afastando, segurando a preciosa vantagem.

Com este êxito, conjugado com o empate (0-0) entre Bélgica e Croácia no outro jogo do grupo, Marrocos assegurou a liderança, com sete pontos, e pela segunda vez na história estará nos oitavos de final, tendo a companhia da Croácia que também se apurou.

Já o Canadá, acompanhado pela desapontante Bélgica, faz as malas para regressar a casa, mas como o país organizador do próximo Mundial, juntamente com Estados Unidos e México, tem a presença garantida em 2026.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG