Desporto

Medalhas de ouro e prata para Portugal nos Europeus de maratonas em canoagem

Medalhas de ouro e prata para Portugal nos Europeus de maratonas em canoagem

O canoísta Rui Lacerda é o novo campeão da Europa de maratonas C1 de sub-23, enquanto Samuel Amorim conquistou a prata após ter abdicado do sprint final em Prado, Vila Verde, onde Portugal já soma três presenças no pódio.

O jovem de 21 anos cumpriu os 21,5 quilómetros no Rio Cávado em 1.45.30 horas, enquanto o seu colega de treino, de 19 anos, chegou a 1,38 segundos, para fazer a "dobradinha", horas depois de o júnior Miguel Rodrigues ter alcançado a medalha de bronze em K1.

"Este ouro sabe ao culminar de muito tempo de trabalho, abdicar de muita coisa. Um ouro com sabor muito especial e partilhado com meu colega Samuel. Entreajudámo-nos muito durante a prova", disse Rui Lacerda à agência Lusa, depois de ter ouvido o hino de Portugal no lugar mais alto do pódio acompanhado por Amorim.

O canoísta do CN Ponte de Lima, que terminou com 1.05 minutos de avanço sobre espanhol Alan Avila, terceiro classificado, falou em "muito trabalho e disciplina" para atingir o êxito, admitindo que o título "foi além" das suas expetativas para a competição, apesar do promissor quinto lugar nos Mundiais de 2012.

Para domingo, em que Rui Lacerda e Samuel Amorim serão parceiros em C2 sénior, ficou a promessa de "entrar na água com muita responsabilidade por competir em casa" e a garantia de que a dupla "vai dar tudo" para conseguir mais uma medalha para o país.

Samuel Amorim explicou porque abdicou do sprint: "Combinámos isso na última volta, pois ele ajudou-me bastante durante a prova. Decidi que não valia a pena haver sprint. Foi justa a vitória dele. Está de parabéns. É o novo campeão da Europa".

"Somos companheiros de treino e ajudamo-nos no que podemos. Todas as medalhas são especiais. Esta é a minha primeira no ano de estreia nos sub-23. Um dia, gostava de ser campeão do Mundo", acrescentou.

PUB

Em K1 sub-23 feminino, Joana Sousa foi sexta classificada, com 1:46.29, a 1.45 minutos da vencedora, a italiana Susanna Cicali, enquanto Catarina Sequeira, que virou a embarcação durante a prova, foi 12.ª, a 14.51.

Hoje, durante a tarde, competem Roberto Martins e Diogo Lacerda em K1 sub-23.

Os Europeus de maratonas reúnem cerca de 400 canoístas de 20 países.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG