Futebol

México oficializa candidatura aos Jogos Olímpicos 2036

México oficializa candidatura aos Jogos Olímpicos 2036

O México apresentou a candidatura oficial para acolher os Jogos Olímpicos de 2036, através da presidente do comité mexicano, María José Alcalá, sendo até ao momento o único país na corrida à organização.

A seis meses de completar o seu 100.º aniversário, o Comité Olímpico Mexicano está orgulhoso de começar a jornada para uma nova organização dos Jogos Olímpicos em 2036", disse a ex-mergulhadora olímpica, realçando que o país sul-americano já recebeu com sucesso os Jogos em 1968.

A candidatura mexicana, já aprovada pelo Comité Olímpico Internacional (COI), é atualmente a única na disputa, mas o Egito já anunciou que está a considerar a hipótese de também avançar.

PUB

"Os Jogos Olímpicos mudaram, o presidente do COI, Thomas Bach, garantiu que os países possam participar sem se endividarem, sem terem de realizar grandes esforços económicos, mas simplesmente por serem locais com grande capacidade de organização e sustentabilidade", realçou Maria José Alcalá.

Por seu turno, o ministro dos negócios estrangeiros mexicano, Marcelo Ebrard, sublinhou que o México é "uma potência desportiva que vai receber o Mundial 2026 de futebol [juntamente com os Estados Unidos e o Canadá], o único país a acolher três vezes" a prova, depois de 1970 e 1986.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG