Moto2

Miguel Oliveira no terceiro lugar da grelha do GP da Austrália

Miguel Oliveira no terceiro lugar da grelha do GP da Austrália

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) mostrou-se satisfeito com o desempenho na qualificação para o Grande Prémio da Austrália no Mundial de motociclismo, na categoria de Moto 2, para o qual sairá na terceira posição.

"Correu tudo bem, senti-me bem com a moto. Fiquei um pouco desapontado por não conseguir ser mais rápido (...) mas encontrei alguns pilotos mais lentos à minha frente", assinalou o piloto, citado numa nota da sua assessoria de imprensa.

Miguel Oliveira, quarto no Mundial, encontrou em Philip Island algumas condições "mistas em pista", depois de um aguaceiro que fez baixar a temperatura, ainda durante a sessão de treinos livres, e que provocou alguma hesitação na escolha de pneus.

"Foi um pouco estranho no início, começou a chover assim que saímos para a pista, o que fez com que tivéssemos de alterar o nosso plano", revelou o jovem piloto, de 22 anos, natural do Pragal (concelho de Almada) e que tem dado "cartas" no Mundial de motociclismo.

Para a corrida de Phillip Island, naquela que será a 16.ª e antepenúltima prova do Mundial - seguem-se o Grande Prémio da Malásia e, por último, o da Comunidade Valenciana -, Miguel Oliveira está otimista. "Tenho pena de não ter conseguido um melhor ritmo, mas estou confiante para amanhã", disse.

Com as condições mistas na pista, o piloto teve, no entanto, bons indicadores, ao conseguir "rodar" em primeiro na terceira sessão livre (1.33,919 minutos) e com o segundo tempo nos combinados dos treinos livres.

Na qualificação "caiu" para o terceiro lugar, com 1.33,422 minutos, atrás do alemão Marcel Schrotter (Suter), com 1.33,308, e do italiano Mattia Pasini (Kalex), que garantiu a "pole position", com 1.33,300.

No Mundial, Miguel Oliveira conseguiu esta época duas "pole positions" (Argentina e Aragão) e um segundo lugar na grelha (República Checa), tendo já subido ao pódio em seis ocasiões, com dois segundos lugares e quatro terceiros.

O campeonato de Moto 2 é liderado pelo italiano Franco Morbidelli (250 pontos), que sairá da quinta posição, seguido pelo suíço Thomas Luthi (237 pontos), que partirá do décimo lugar.

Miguel Oliveira ocupa a quarta posição, com 166 pontos, menos 14 do que o espanhol Alex Marquez, que em Phillip Island estará na segunda linha de saída, na sexta posição.

O Grande Prémio da Austrália disputa-se domingo (04.20 horas em Portugal continental).