Óbito

Tibi falha a última defesa da vida

Tibi falha a última defesa da vida

Ex-guarda-redes notabilizou-se no F. C. Porto e morreu aos 70 anos, deixando legado de uma carreira carismática.

Depois de uma carreira de quase 20 anos, nas décadas de 1970 e 1980, em que protagonizou grandes defesas, o ex-guarda-redes António José de Oliveira Meireles, conhecido no mundo do futebol como Tibi, não conseguiu, esta terça-feira, travar o ataque final de uma doença degenerativa que lutava há algum tempo, e morreu aos 70 anos.

O ex-internacional português, que se notabilizou no F. C. Porto, clube a quem esteve ligado contratualmente durante 11 temporadas, entre 1972 e 1983, depois de ter despontado no Leixões, emblema da sua terra Natal, teve ainda passagens por Varzim, Famalicão, Águeda, Mangualde, Espinho e Maia.

Nascido em Matosinhos a 9 de abril de 1951, Tibi cedo demonstrou uma paixão pelo futebol, que foi conciliando com um trabalho numa oficina de mecânica, como aprendiz. No entanto, com apenas 18 anos, o talento demonstrado nas balizas levou-o estrear-se pelo Leixões, onde permaneceu por três temporadas.

Foi o início de uma carreira marcante, que atingiu o apogeu no F. C. Porto, para onde se transferiu por 1350 contos (6750 euros), na altura uma das mais caras transferências do futebol português. Nos dragões completou 131 jogos e venceu uma Taça de Portugal.

A carreira de Tibi fica ainda abrilhantada por duas internacionalizações, num particular frente à Suíça (1974) e num jogo de preparação com Espanha (1981). O seu legado já está a ser seguido pelo neto António, também ele guarda-redes, que joga nas camadas jovens do Leça. O último adeus a Tibi acontece esta quarta-feira, às 15 horas, na Capela Mortuária de Matosinhos.

PUB

F. C. Porto

"Até sempre, Tibi! Parte um de nós, ficam as memórias das tardes das Antas, das defesas que ecoavam na rádio e do amor ao F. C. Porto. Sentidas condolências a família e amigos"

Leixões SAD

"O Leixões está de luto. Faleceu Tibi, antigo guarda-redes do nosso clube, aos 70 anos, vítima de doença prolongada.
À familia e amigos do Tibi, os nossos sentidos pêsames"

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG