Futebol

Mourinho: "O segredo do sucesso pode estar na nossa paixão"

Mourinho: "O segredo do sucesso pode estar na nossa paixão"

O treinador José Mourinho considerou, em entrevista à FIFA, que o "segredo" para os sucessos de Portugal no futebol internacional pode estar na "paixão" que o país tem pela modalidade.

"Eusébio, Luís Figo, Cristiano Ronaldo, e eu próprio conseguimos grandes prémios, talvez Fernando Santos também venha a conseguir. O Benfica e o F.C. Porto conquistaram títulos europeus e Portugal venceu o Euro2016. Um pequeno país à beira do Atlântico, é incrível! O segredo pode estar na nossa paixão", disse.

O português, que em 2010 foi eleito o melhor treinador do mundo pela FIFA, referiu que os três candidatos ao prémio de 2016, que será anunciado na próxima segunda-feira, merecem a distinção.

"Os três merecem, ganharam troféus muito importantes: Zidane a Liga dos Campeões, Fernando Santos o Euro e Claudio Ranieiri a Premier League. Os três são meus amigos (...) Ranieri fez um milagre, Fernando Santos tornou um sonho realidade e Zidane venceu a Liga dos Campeões", afirmou o técnico do Manchester United.

Mourinho, que já foi campeão em Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra, falou também das características particulares do futebol britânico.

"O futebol inglês exige paixão, o país inteiro exige que os jogadores adorem o jogo e amem a sua profissão. Exige um profissionalismo extremo no planeamento do trabalho. As qualidades podem variar, mas o futebol inglês exige paixão", afirmou.

O treinador português, que a 26 de janeiro completa 54 anos, mostrou-se favorável a um alargamento do Mundial, lembrando "às vozes críticas devem analisar as propostas e perceber que isso pode não significar mais jogos".

"Prefiro grupos de três equipas, dois jogos. Ou passam essa fase, ou vão para casa (...). Provavelmente, as equipas com menos possibilidades e experiência jogam dois encontros e regressam a casa, mas terão melhorado e ganhado experiência competitiva, às quais se juntará a recompensa económica de ter participado numa fase final", explicou José Mourinho.

Com oito títulos de campeão em quatro países diferentes, Mourinho ostenta no currículo duas vitórias na Liga dos Campeões, uma com o F.C. Porto (2004) e outra com o Inter Milão (2010), e um triunfo na Taça UEFA, também com os "dragões" (2003).

O Manchester United é o sétimo clube na carreira de Mourinho enquanto treinador principal, depois do Benfica, União de Leiria, F.C. Porto, Chelsea, Inter Milão e Real Madrid.

Outros Artigos Recomendados