Ténis

Nadal afasta Soderling e garante presença nas "meias" de Roland Garros

Nadal afasta Soderling e garante presença nas "meias" de Roland Garros

O espanhol Rafael Nadal afastou, quarta-feira, em três "sets" o sueco Robin Soderling, garantindo a presença nas meias-finais do torneio de ténis de Roland Garros, Paris.

O pentacampeão, derrotado por Soderling na quarta ronda da edição de 2009, mas vencedor frente ao sueco na final do ano passado, elevou para 43 vitórias e apenas uma derrota em encontros de provas do Grand Slam na superfície de terra batida,

"Hoje estive bem, bastante melhor do que nos outros jogos", afirmou Nadal, que não quis declarar-se favorito à reedição do título: "Não sei se vou ganhar o torneio. Para já isto chega para estar feliz. Para o resto, logo se verá".

Nadal está ainda a duas vitórias de igualar o recorde de outro sueco, Bjorn Borg, com seis títulos nos Internacionais de França.

Na próxima fase, Nadal terá pela frente o britânico Andy Murray, quarto cabeça de série, que afastou em três "sets" o argentino Juan Ignacio Chela, por 7-6 (7-2), 7-5 e 6-2.

"Não posso perder a minha concentração. Vai ser preciso jogar o meu melhor ténis, ser consistente, mentalmente forte e muito bom tacticamente", comentou Murray, na antevisão do embate com Nadal.

Na outra meia-final, vão defrontar-se o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer, números dois e três mundiais.

Será a segunda vez em 25 anos que os quatro melhores jogadores mundiais se defrontam nas meias-finais de singulares masculinos de Roland Garros.

A russa Maria Sharapova e a finalista do Open da Austrália, Li Na, também garantiram o acesso às meias-finais do quadro feminino, fase em que vão medir forças.