Basquetebol

Neemias Queta marca 19 pontos no triunfo dos Stockton Kings

Neemias Queta marca 19 pontos no triunfo dos Stockton Kings

O poste português contribuiu, na segunda-feira, com 19 pontos para o triunfo caseiro dos Stockton Kings face aos Austin Toros Spurs (119-100), em encontro da G-League, liga de desenvolvimento da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Neemias Queta, que foi titular e jogou 31 minutos, acertou sete de 11 lançamentos de campo e três de quatro lances livres (dois dos quais a valer dois pontos).

Melhor marcador da equipa, a par de Quinn Cook e Matt Coleman III, o jogador luso contabilizou ainda três ressaltos, três assistências e quatro desarmes de lançamento.

PUB

Os Stockton Kings somam 14 vitórias e 13 derrotas e seguem no quarto lugar da Conferência Oeste, enquanto os Spurs, que foram liderados por 22 pontos de Joe Wieskamp, estão no oitavo posto, com 13 triunfos e 14 desaires.

O poste português integra o plantel de 17 basquetebolistas dos Sacramento Kings para a época 2021/22, mas é um dos dois com contrato de duas vias, que lhe permite atuar na equipa principal e na formação secundária, os Stockton Kings, da G-League.

Neemias Queta, jogador de 22 anos e 2,13 metros, é o primeiro português a integrar uma equipa da NBA, depois de ter sido eleito pelos Sacramento Kings no 39.º lugar do 'draft', realizado em 29 de julho de 2021, em Nova Iorque.

Após três anos na Universidade de Utah State, ao serviço dos Aggies, o ex-jogador do Barreirense e do Benfica propôs-se ao 'draft', abdicando da época de 'senior', a quarta, e foi escolhido na nona posição da segunda ronda.

O internacional luso acabou a carreira universitária com médias de 13,2 pontos, 9,0 ressaltos, 2,5 desarmes de lançamento e 2,0 assistências, com 59,4% nos lançamentos de campo, números que convenceram o conjunto da Conferência Oeste.

Na NBA, Neemias soma 10 jogos, com médias de 2,1 pontos e 1,9 ressaltos, mas só somou mais de cinco minutos três vezes: 7.44 face aos Grizzlies, em 17 de dezembro de 2021, na estreia, 24.05 em 10 de janeiro, com os Cavs (os primeiros 11 pontos e cinco ressaltos), e 8.15 perante os Celtics, em 25 de janeiro.

O jogador português já não é utilizado num jogo dos Sacramento Kings desde 31 de janeiro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG