Liga

Norma que obriga Casa Pia a receber grandes em Leiria "viola princípios de igualdade"

Norma que obriga Casa Pia a receber grandes em Leiria "viola princípios de igualdade"

Segundo Lúcio Miguel Correia, professor de Direito do Desporto da Universidade Lusíada de Lisboa, a norma que obriga o Casa Pia a receber os três grandes em Leiria "é violadora do princípio de igualdade".

"São soluções 'à portuguesa', que não beneficiam a própria credibilidade da competição. E é uma clara violação do princípio da igualdade. É uma discriminação positiva de três em detrimento dos outros. É quase uma solução saloia, não faz sentido", salientou.

Para Lúcio Miguel Correia, "não existe em mais nenhuma outra regulamentação de nenhuma outra liga europeia".

PUB

A situação surge na sequência da indisponibilidade do Estádio Pina Manique, em obras, e da segunda opção do Casa Pia, o Estádio Nacional, em Oeiras, ter o relvado em recuperação. O clube solicitou a alteração do jogo da segunda jornada da Liga com o Benfica para o Estádio Municipal de Leiria, onde as duas equipas jogam no sábado, a partir das 18:00.

O docente universitário estranha que tenham sido os próprios clubes, em assembleia geral, "a reconhecer que há uns mais iguais do que outros", quando aprovaram a alteração ao regulamento em 2016.

"É difícil perceber como é que o futebol português acaba por ceder perante três 'grandes'. O campeonato não são os três grandes. Mas são os próprios clubes, no fundo, a reconhecer que há uns mais iguais do que outros. Ou seja, parece que os três grandes têm um valor diferente caso ocorra aquela circunstância da norma", criticou.

Lúcio Miguel Correia afirma ainda que não deteta qualquer problema em o Casa Pia jogar com algum dos grandes no Estádio de Pina Manique, caso as obras sejam concluídas a tempo, lançando ainda a questão de o Sporting de Braga já poder ser considerado no mesmo patamar de F. C. Porto, Sporting ou Benfica e, por isso, levantar a dúvida sobre se a regra terá de contemplar os bracarenses.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG