O Jogo ao Vivo

Futebol

Old Trafford marca arranque das grandes emoções dos oitavos da Champions

Old Trafford marca arranque das grandes emoções dos oitavos da Champions

Os oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol prometem grandes emoções, a começar logo no arranque, na terça-feira, com o "ressuscitado" Manchester United, de Diogo Dalot, a receber o Paris Saint-Germain.

Com o videoárbitro em estreia absoluta na Champions, a primeira semana traz ainda, na quarta-feira, a deslocação do tricampeão em título Real Madrid ao reduto do Ajax, de Bruno Varela, e também um muito interessante duelo entre os "outsiders" Tottenham e Borussia Dortmund, de Raphäel Guerreiro.

O primeiro dia inclui ainda a receção da Roma, surpreendente semifinalista na época passada, ao "sobrevivente" português, o F. C. Porto, que foi a equipa que mais pontos somou na fase de grupos (16), com cinco triunfos e um empate.

Para a segunda semana, ficam mais dois duelos que muito prometem, entre o Atlético de Madrid e a Juventus, de Cristiano Ronaldo e João Cancelo, e entre o Liverpool, de Rafael Camacho, e o Bayern Munique, de Renato Sanches.

No mesmo dia do jogo no Wanda, o palco da final, a 1 de junho, o Lyon, de Anthony Lopes, recebe o Barcelona, de Nelson Semedo, que parte como favorito, não tanto como o Manchester City, de Bernardo Silva, que joga no dia seguinte na casa do Schalke 04.

Old Trafford centra as atenções do arranque dos 'oitavos', com o Manchester United, em alta desde a troca de José Mourinho pelo norueguês Ole Gunnar Solskjaer, a medir forças com o Paris Saint-Germain, que se apresenta "órfão" de Neymar e de Edinson Cavani, que se lesionou no sábado depois de dar a vitória por 1-0 na receção ao Bordéus.

O treinador alemão Thomas Tuchel conta ainda com 'estrelas' como Mbappé ou Di Maria, mas as ausências certas de Neymar e Cavani, autor de 22 golos esta época, deixam os parisienses diminuídos, num ano em que voltam a apostar forte na 'champions', depois de já terem praticamente assegurado novo título nacional.

Campeão europeu em 1967/68, 1998/99 e 2007/08, o United vai cumprir a 11.ª presença nos oitavos, que ultrapassou seis vezes, a última em 2013/14, enquanto o PSG somará a sétima, em busca do quinto apuramento. Quando passou, caiu nos 'quartos'.

Ainda na terça-feira, a Roma, que soma três apuramentos e três eliminações nos oitavos, recebe o F. C. Porto, o recordista de 'tombos' nesta fase entre os 16 finalistas (sete em 10), num duelo que se repete dois anos depois.

Em 2016/17, a formação transalpina começou por empatar 1-1 no Dragão, mas, em Roma, os "dragões" marcaram cedo e, depois, aproveitaram da melhor maneira duas expulsões nos anfitriões para vencerem por 3-0 e seguir em frente.

Os romanos chegam num período complicado, depois de há poucos dias terem perdido por 7-1 no reduto da Fiorentina, enquanto os 'azuis e brancos' também perderam gás internamente e apresentam-se sem Marega e Corona, duas baixas muito importante.

Na quarta-feira, o "jovem" Ajax, que passou pela fase de grupos sem perder, face a Bayern Munique, Benfica e AEK Atenas, vai desafiar o tricampeão em título Real Madrid, a viver uma época conturbada e já marcada pela mudança de treinador.

Comandados por Santiago Solari, os "merengues" são favoritos, pela qualidade e experiência de jogadores como Sérgio Ramos, Kroos, Modric ou Benzema, mas os holandeses querem surpreender, antes de verem partir De Jong (já assinou pelo "Barça") ou De Ligt.

A formação madrilena é a recordista de presenças nos oitavos, com 15, tendo somado nove apuramentos e seis eliminações, enquanto o conjunto de Amesterdão caiu na única vez em que esteve nesta fase, em 2005/06, face ao Inter de Milão.

Mais equilibrado prevê-se o embate entre Tottenham e Borussia Dortmund, o terceiro colocado do campeonato inglês, apenas atrás de Liverpool e Manchester City, e o líder da 'Bundesliga', à frente do "todo poderoso" Bayern Munique.

Caso não possam contar com Harry Kane e Dele Alli, os "spurs" não são tão fortes, enquanto os germânicos serão tão melhores quanto possam apresentar Marco Reus ao mais alto nível, sendo que, na presente temporada, já soma 17 golos, em 27 jogos.

Os ingleses contabilizam um apuramento e uma eliminação nos 'oitavos', tendo afastado o Milan (2010/11) e caído perante a Juventus, na época passada, enquanto os germânicos passaram três vezes e também só foram afastados pela "velha senhora" (2014/15).

Os quatro jogos têm todos início às 20 horas, horário em que também se vão realizar os restantes quatro, na segunda semana da primeira mão dos oitavos - Lyon-Barcelona, Liverpool-Bayern Munique, Atlético de Madrid-Juventus e Schalke 04-Manchester City.

Outros Artigos Recomendados