Lisboa

Open de Portugal atrai grandes mestres do xadrez mundial

Open de Portugal atrai grandes mestres do xadrez mundial

Integrado nas comemorações dos 90 anos da Federação Portuguesa de xadrez, o Open de Portugal traz a Lisboa algumas figuras do panorama mundial, que medirão forças com quase todos os principais valores nacionais.

O Open de Portugal realiza-se no hotel Altis Park, entre esta sexta-feira e a da próxima semana, e é composto por nove jornadas. Nos dois primeiros dias, haverá jornada dupla, às 14.30 e 19.30 horas, e nos dias seguintes haverá uma jornada diária, sempre com início às 19.30 horas.

Entre os 170 jogadores inscritos destacam-se 19 grandes mestres, entre eles dois do top 100 mundial, o letão Igor Kovalenko (2684 pontos Elo, 55.º do ranking) e o venezuelano Eduardo Iturrizaga (2652, n.º 100).

Além dos 19 grandes mestres, a lista inclui 11 mestres internacionais e 15 mestres FIDE, o que faz do Open lisboeta uma das provas mais fortes jamais disputadas em Portugal. É também um torneio à escala mundial, pois conta com jogadores de 34 países distintos.

Entre os xadrezistas portugueses, destacam-se os grandes mestres Luís Galego e António Fernandes, os mestres internacionais Rui Dâmaso e Sérgio Rocha e os mestres FIDE André Ventura Sousa e António Vasques. Dâmaso e Rocha almejam a obtenção de normas de grande mestre, enquanto Ventura e Sousa e Vasques tentam normas de mestre internacional.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG