Patinagem artística

Patinadores russos e bielorrussos impedidos de participar em competições

Patinadores russos e bielorrussos impedidos de participar em competições

Os patinadores russos e bielorrussos estão suspensos de participar em qualquer competição, na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia, anunciou a Federação Internacional de Patinagem (ISU), em comunicado.

"Seguindo as recomendações do Comité Olímpico Internacional (COI), de forma a proteger a integridade das competições de patinagem artística e a segurança de todos os participantes (...), nenhum patinador russo ou bielorrusso será convidado ou autorizado a participar em eventos organizados pela ISU, com efeitos imediatos e até nova comunicação", informou a ISU, através do site oficial.

A Rússia é uma das principais potências na patinagem artística, tendo inclusive vencido duas medalhas de ouro nos últimos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, no mês passado.

Na segunda-feira, o COI recomendou que federações desportivas e organizadores de competições não convidem ou permitam a participação de atletas russos ou bielorrussos em quaisquer provas internacionais, na sequência da investida militar da Rússia em solo ucraniano.

Quando não for possível excluir os atletas ou equipas, o COI sugere que estes não possam competir sob a bandeira e o hino quer da Rússia quer da Bielorrússia, mas como verdadeiramente "neutros".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG