Atletismo

Pedro Pichardo fora dos finalistas do prémio atleta do ano da European Athletics

Pedro Pichardo fora dos finalistas do prémio atleta do ano da European Athletics

Pedro Pichardo, campeão da Europa e do Mundo do triplo salto, ficou fora dos três finalistas para atleta do ano da European Athletics, que juntou o sueco Armand Duplantis, o norueguês Jakob Ingebrigtsen e o grego Miltiadis Tentoglou.

O português Pedro Pichardo, que também é campeão olímpico, esteve nos 10 pré-selecionados, mas não integra o trio candidato ao prémio de atleta do ano da European Athletics, numa cerimónia que se realizará em 22 de outubro, em Talin, Estónia, onde se conhecerá o sucessor do norueguês Karsten Warholm, campeão mundial e olímpico e recordista mundial dos 400 metros barreiras.

No salto à vara, Armand Duplantis melhorou os seus recordes do mundo indoor e ao ar livre, fixando o primeiro em 6,20 metros, em Belgrado, e o segundo em 6,21 metros, nos Mundiais de Oregon, no seu quinto recorde mundial. Nas 19 competições nas quais participou, ultrapassou a marca dos seis metros em 16 delas.

PUB

Aos 21 anos, Jakob Ingebrigtsen perdeu os 1.500 metros dos Mundiais para o britânico Jake Wightman. Contudo, dias depois surpreendeu ao levar o ouro nos 5.000 metros. Posteriormente, nos Europeus de Munique, garantiu o ouro nos 1.500 e 5.000 metros, passando a somar oito títulos europeus seniores, entre o indoor e ao ar livre.

O grego Miltiadis Tentoglou, de 24 anos, destacou-se ao fazer o mais longo salto em comprimento do mundo indoor em mais de uma década com 8,55 metros, que o colocam como o sexto de todos os tempos. Ao ar livre, após ter perdido o título mundial para o chinês Wang Jianen, em Eugene, recuperou duas semanas mais tarde o cetro europeu com o recorde dos campeonatos (8,52 metros).

No setor feminino, a honra de suceder à holandesa Sifan Hassan, campeã olímpica em Tóquio 2020 nos 5.000 e 10.000 metros e bronze nos 1.500, vai caber à corredora sua compatriota Femke Bol, especialista nos 400 metros, à saltadora em altura ucraniana Yaroslava Mahuchikh ou à belga Nafissatou Thiam que se notabiliza no heptatlo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG