Desporto

Pinto da Costa afirma que Deco será uma "lenda" do F.C. Porto

Pinto da Costa afirma que Deco será uma "lenda" do F.C. Porto

O presidente do F.C. Porto, Pinto da Costa, considerou que Deco, que esta segunda-feira anunciou o fim da carreira profissional, foi um futebolista "fantástico e fabuloso" e que ganhou o estatuto de "lenda" nas seis épocas que representou os "dragões".

"É jogador que fica na história do F.C. Porto, será um das lendas do F.C. Porto. Foi um jogador fantástico e que ainda hoje sente o clube. Foi um vencedor no F.C. Porto, pelo sucesso que alcançou com a conquista de vários títulos, e será lembrado como um jogador fabuloso", afirmou Pinto da Costa em declarações Porto Canal.

Ao serviço dos "dragões" entre 1998/99 e 2003/04, Deco conquistou uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, três campeonatos nacionais, três Taças de Portugal e três Supertaças.

No total, fez 226 jogos oficiais pelo F.C. Porto, tendo marcado 46 golos.

O antigo internacional português, que na terça-feira completará 36 anos e também passou por clubes como o FC Barcelona, Chelsea e mais recentemente o Fluminense, anunciou hoje o fim da carreira de futebolista devido a problemas musculares.

Apesar de ter nascido no Brasil, Deco obteve a nacionalidade portuguesa quando ainda representava o FC Porto e vestiu a camisola das "quinas" por 75 vezes, tendo participado em quatro fases finais de grandes competições (Euro2004, Mundial2006, Euro2008 e Mundial2010).

Por Portugal, o médio sagrou-se vice-campeão europeu em 2004 e fez parte da equipa que chegou às meias-finais do Mundial2006.