Desporto

Pinto da Costa celebra o 75.º aniversário

Pinto da Costa celebra o 75.º aniversário

O homem que mudou a vida do F. C. Porto comemora esta sexta-feira 75 anos. Jorge Nuno Pinto da Costa, amado por uns, odiado por outros, é o presidente mais titulado de sempre da história do futebol.

No seio de uma família da alta burguesia portuense, Jorge Nuno Pinto da Costa nasceu no dia dos Santos Inocentes, às 6.10 horas de 28 de dezembro de 1937. Foi o quarto filho de José Alexandrino e Maria Elisa, teve uma educação religiosa, estudou no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, e apaixonou-se pelo futebol e pelo F. C. Porto por influência do tio Armando Pinto.

Não era um aluno brilhante, mas tinha um especial gosto pela poesia e pelo teatro, jogou futebol como defesa central e escapou ao serviço militar na marinha ao emagrecer 18 quilos. Faz hoje 59 anos, no dia em que completava 16 anos, recebeu como prenda de aniversário da avó materna algo que seria a alavanca para lhe mudar a vida: um cartão de sócio do F. C. Porto. Começava aí uma ligação umbilical ao clube, até passar a ser dirigente com a tenra idade de 25 anos. Outras portas se abririam até ser eleito presidente em 1982 para mudar a história dos dragões e do futebol português.

Ler mais na versão e-paper ou na edição impressa

Outras Notícias