Tóquio 2020

Ponto da situação: os atletas portugueses fora e ainda em prova nos Jogos

Ponto da situação: os atletas portugueses fora e ainda em prova nos Jogos

As atletas Patrícia Mamona e Auriol Dongmo foram apuradas para a final da prova de triplo salto e lançamento de peso, continuando em competição, mas a presença lusa já perdeu atletas em várias modalidades.

Ténis de mesa

O mesatenista Marcos Freitas não conseguiu ir além dos oitavos de final do torneio de singulares, perdendo contra o chinês Fan Zhendong por 4-1. Fu Yu também abandonou a competição mundial, após ser eliminada na terceira ronda do torneiro feminino de singulares pela japonesa Mima Ito por 4-1. Tiago Apolónia não conseguiu avançar para a terceira ronda do torneiro de singulares de ténis de mesa, sendo eliminado pelo indiano Kamal Achanta por 4-2. Também Shao Jieni foi afastada da competição mundial, após ser derrotada por Yu Mengyu, da Singapura, por 4-0. A participação portuguesa no torneio individual de ténis de mesa chegou ao fim, mas Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Monteiro vão ainda disputar o torneio de equipas contra a Alemanha a 1 de agosto.

Judo

Jorge Fonseca conquista a medalha de bronze na categoria de -100kg, após vencer o atleta canadiano Shady Elnahas, numa repescagem para a discussão do bronze, depois de ter perdido na meia-final contra o atleta Cho Guham. Telma Monteiro foi eliminada na segunda ronda da categoria de -57 kg, ao perder com a polaca Julia Kowalczyk. Também Joana Ramos foi eliminada na primeira ronda da categoria de -52 kg, ao perder com a norte-americana Angelica Delgado. Catarina Costa foi eliminada da competição depois de ser derrotada por Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia, na categoria de -48 kg. A judoca conseguiu alcançar a quinta posição, levando para Portugal um diploma olímpico. Anri Egutidze também não conseguiu avançar na competição, sendo eliminado na segunda ronda da categoria de -81kg pelo austríaco Shamil Borchashvili. Bárbara Timo terminou a sua participação nos Jogos Olímpicos, depois de ter perdido contra a atleta da Croácia, Barbara Matic, na categoria de -70 kg. Patrícia Sampaio perdeu a prova da categoria de -78kg contra a atleta alemã Anna-Maria Wagner, terminando a sua participação nos Jogos Olímpicos. Rochele Nunes foi eliminada dos Jogos Olímpicos, depois de perder com a atleta cubana Idalys Ortiz, ficando classificada em nono lugar na categoria de +78kg.

Surf

PUB

Teresa Bonvalot foi eliminada na terceira ronda da prova de surf, terminando a competição mundial no nono lugar. Yolanda Hopkins Sequeira conseguiu chegar aos quartos-de-final da prova, porém acabou eliminada pela sul-africana Bianca Buitendag, terminando a prova em quinto lugar, o que lhe valeu um diploma olímpico. Frederico Morais está ausente da competição devido a ter testado positivo à covid-19 na sexta-feira passada.

Triatlo

João Silva e João Pereira terminaram a prova no top 30, ocupando respetivamente a 23ª e 27ª posição. Melanie Santos conseguiu o 22º lugar na sua estreia na prova de triatlo dos Jogos Olímpicos.

Equestre

A equipa portuguesa, constituída por Maria Caetano, Rodrigo Torres e João Miguel Torrão, terminou em oitavo lugar na final da prova de ensino de equestre, levando para Portugal um diploma olímpico. Rodrigo Torres participou ainda na prova de ensino individual, terminando em 16º lugar. Luciana Diniz vai ainda competir para a qualificação na prova de obstáculos individual a 3 de agosto.

Ginástica

A atleta Filipa Martins terminou a sua participação nos Jogos Olímpicos, não conseguindo ser apurada para a final de nenhuma das provas a que estava a participar. Diogo Abreu está ainda em competição, lutando por uma qualificação na prova individual a 31 de julho.

Natação

Francisco Santos conseguiu atingir a 28ª posição da eliminatória de natação dos 100 metros costas, porém o feito não o levou até à final. O nadador português também realizou a prova de 200 metros costas, terminou em 22º lugar, falhando a qualificação para as meias-finais. Diana Durães e Tamila Holub também não conseguiram chegar à final, falhando a prova de qualificação de 1500 metros livres ao alcançar a 23ª e 22ª posição respetivamente. Tamila Holub não conseguiu qualificar-se para a final da prova de 800 metros livres, ficando em 25º lugar. Ana Catarina Monteiro também não avança para a final, depois de terminar a prova dos 200 metros mariposa em 11º lugar. José Paulo Lopes falha acesso à final, após ficar em 23º lugar na prova dos 800 metros livres. Gabriel Lopes e Alexis Santos terminaram a prova de 200 metros estilos em 21º e 28º lugar respetivamente, falhando a qualificação para as meias-finais. Angélica André e Tiago Campos enfrentam a prova de qualificação de 10km águas abertas a 3 e 4 de agosto.

Ténis

João Sousa e Pedro Sousa foram eliminados na primeira ronda dos torneios singulares e a pares da modalidade, terminando a presença de Portugal na competição de ténis dos Jogos Olímpicos.

Vela

Carolina João terminou a prova de Laser Radial na 34º posição, após dez regatas, não conseguindo avançar para a prova final, terminando a sua participação nos Jogos Olímpicos. José Costa e Jorge Lima venceram a nona regata da prova de 49er, estando classificados em 6º lugar na competição. A prova continua com mais três regatas a realizarem-se a 31 de julho, para serem apurados os 10 melhores velejadores para disputarem a prova da final. Diogo Costa e Pedro Costa venceram a quinta regata da prova de 470, ocupando a 12º posição na competição. A prova continua com mais uma regata marcada para 30 de julho.

Remo

Pedro Fraga e Afonso Costa falharam o apuramento para as meias-finais da prova de LM2x, não conseguindo chegar à final. Os dois remadores voltaram a competir, vencendo a prova do double-scrull ligeiro, conseguindo ficar com o 13º lugar.

Skate

Gustavo Ribeiro enfrentou a prova final de skate de rua, no domingo passado, porém uma queda na primeira run levou o skateboarder português a ocupar a 8ª posição, levando para Portugal um diploma olímpico.

Andebol

A seleção portuguesa perdeu novamente o jogo dos torneios oficiais da modalidade, desta vez contra a Dinamarca, por 34-28, mas soma uma vitória depois do jogo contra o Bahrain. A equipa vai jogar novamente no dia 1 de agosto contra o Japão, num jogo para decidir o apuramento para os quartos-de-final.

Ciclismo

João Almeida e Nélson Oliveira foram eliminados da prova de ciclismo de estrada. Os dois ciclistas também competiram na prova de ciclismo contrarrelógio, ficando classificados em 16º e 21º lugar respetivamente. Raquel Queirós terminou a prova de cross-country olímpico (XCO) em 27º lugar, terminando a sua participação nos Jogos Olímpicos. Maria Martins vai fazer a sua estreia na competição mundial a 8 de agosto ao enfrentar a prova de qualificação de omnium.

Taekwondo

Rui Bragança abandonou a competição mundial, depois de perder na prova de estreia de -58kg contra o lutador espanhol Adrian Vicente Yunta. O lutador português tinha ainda hipotese de ser repescado se Adrian Vicente Yunta conseguisse chegar à final, porém o lutador espanhol não conseguiu vencer o atual campeão do mundo de Taekwondo, Jang Jun.

Tiro com Armas de Caça

João Paulo Azevedo terminou a prova do torneio de tiro com armas de caça em 20º lugar, não conseguindo apurar-se para a final da prova nos Jogos Olímpicos.

Canoagem

Antoine Launay não conseguiu apurar-se para a final da prova de K1, depois de terminar em 11º lugar na prova das meias-finais, que apurava os 10 melhores canoístas. Fernando Pimenta, Teresa Portela, Emanuel Silva, João Ribeiro, David Varela, Messias Baptista e Joana Vasconcelos vão ainda competir para as provas de qualificação no início de agosto.

Atletismo

Lorène Bazolo terminou a primeira ronda da prova dos 100 metros em quarto lugar na quarta série das eliminatórias, não conseguindo ser apurada para a próxima fase da competição. A atleta vai ainda disputar as eliminatórias dos 200 metros a 2 de agosto. Patrícia Mamona conseguiu qualificar-se para a final da prova de triplo salto, efetuando um salto de 14,54 metros, um valor acima do mínimo exigido para a qualificação (14,40). A final da prova vai realizar-se a 1 de agosto. Evelise Veiga não segue em frente na prova final de triplo salto, depois de fazer um salto de 13,83, que não foi o suficiente para qualificar-se. Auriol Dongmo avança para a prova final do lançamento do peso, após qualificar-se com um lançamento de 18,80 metros. A prova final está marcada para 1 de agosto. Liliana Cá e Irina Rodrigues vão apresentar-se na prova de qualificação para lançamento de disco a 31 de julho e Carlos Nascimento estreia-se nos Jogos Olímpicos na prova de qualificação de 100 metros no mesmo dia. Os restantes atletas portugueses vão competir no início de agosto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG