UEFA

Portista Jackson Martinez sobe ao terceiro lugar da Bota de Ouro da UEFA

Portista Jackson Martinez sobe ao terceiro lugar da Bota de Ouro da UEFA

O avançado portista Jackson Martinez entrou no "top-10" da Bota de Ouro da época 2012/13, ao alcançar os 18 golos na I Liga portuguesa de futebol, depois do "hat trick" ao Vitória de Guimarães.

Jackson Martinez subiu ao terceiro lugar do "ranking", com 18 golos e um total de 36 pontos, os mesmos de Edson Cavani (Nápoles), Falcao (Atlético Madrid) e Robin Van Persie (Manchester United).

"Estou muito feliz. Como avançado quero fazer sempre o melhor para ajudar a equipa e marcar, e felizmente tudo tem corrido bem e marquei o meu primeiro 'hat trick' em Portugal. A equipa tem mostrado muita qualidade e não queremos complacência, queremos mais e mais", disse o jogador do F.C. Porto.

O troféu é liderado pelo argentino Lionel Messi, que já esta época marcou na Liga espanhola 34 golos (68 pontos), seguido do português Cristiano Ronaldo, com 21 golos (42 pontos).

O argentino, quatro vezes consecutivas Bola de Ouro (melhor jogador do Mundo), está a caminho de se tornar o terceiro futebolista a conquistar a Bota de Ouro por duas vezes seguidas, à semelhança de Thierry Henry (2003/04 e 2004/05) e Ally McCoist (1991/92 e 1992/93).

Cristiano Ronaldo, tal como Messi, já conquistou duas vezes o troféu, em épocas alternadas (2006/08 e 2010/11).

Nos regulamentos da Bota de Ouro apenas as cinco principais Ligas no "ranking" da UEFA, Espanha, Itália, Alemanha, Portugal e Inglaterra, têm um multiplicador por dois, o que serve para diferenciar a competitividade para os outros campeonatos.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG