Andebol

Portugal ganha e assegura melhor resultado de sempre no Europeu

Portugal ganha e assegura melhor resultado de sempre no Europeu

A seleção portuguesa ganhou, esta quarta-feira, à Hungria, por 34-26, e garantiu a presença no jogo de apuramento do quinto e sexto lugares, o que significa a melhor classificação de sempre numa fase final do Campeonato Europeu e a presença no torneio de qualificação olímpica.

Portugal estava obrigado a vencer o conjunto húngaro para manter em aberto essa possibilidade e caso não ganhasse por mais de cinco golos estaria pendente do desfecho do Islândia-Suécia (19.30 horas) para saber se conseguiria garantir o terceiro lugar do Grupo II. Mas face à vantagem no marcador sobre o adversário da quarta e última ronda, pôde fazer a festa, pois terminou o jogo com mais oito tentos marcados (ao intervalo já vencia por 16-14).

A Islândia, se vencer, faz os mesmos quatro pontos das quinas e da Hungria, mas a formação comandada por Paulo Pereira tem melhor diferença de golos nos jogos com ambos, que são os que contam em caso de igualdade pontual.

Para além de fazer a melhor classificação de sempre (tinha sido sétima em 2000), a seleção lusa assegurou a presença no torneio de qualificação olímpica, que se realiza a partir de 17 de abril.

Portugal defronta a Alemanha, no sábado (16 horas), no encontro de apuramento da quinta posição (último lugar de acesso ao torneio pré-olímpico), mas os germânicos já se encontram apurados (quartos no Mundial), pelo que a vaga é atribuída as quinas.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG