O Jogo ao Vivo

Euro sub-21

Portugal tenta acesso à terceira final frente à pentacampeã Espanha

Portugal tenta acesso à terceira final frente à pentacampeã Espanha

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 tenta esta quinta-feira aceder pela terceira vez ao encontro decisivo do campeonato da Europa da categoria, ao defrontar nas meias-finais a Espanha em Maribor, na Eslovénia.

Três dias após a vitória sobre a Itália (5-3, após prolongamento), recordista de troféus da prova, a equipa de Rui Jorge encara a pentacampeã e detentora do título (1986, 1998, 2011, 2013 e 2019) a partir das 18 horas (17 em Portugal), no Estádio Ljudski vrt.

Portugal vai disputar pela quarta vez as meias-finais do Europeu de sub-21, na sequência dos triunfos em 1994 (2-0 à Espanha) e 2015 (5-0 à Alemanha) e da eliminação em 2004 (1-3 com a Itália), estando os 23 jogadores convocados aptos para o embate com a "rojita".

A equipa das quinas chega a Maribor, a segunda maior cidade eslovena, situada quase 130 quilómetros a nordeste de Ljubljana, com um percurso invicto e o melhor ataque do torneio, com 11 golos, que colocarão à prova a defesa menos batida, com um sofrido.

Os pupilos de Luis de la Fuente superaram a primeira fase, disputada entre 24 e 31 de março, com vitórias sobre a anfitriã Eslovénia (3-0) e a República Checa (2-0) e um nulo com a Itália, mas precisaram do prolongamento para afastar a Croácia (2-1) nos quartos.

Apesar do lastro no Europeu de sub-21, no qual ainda conta com três finais perdidas (1984, 1996 e 2017), a Espanha, que terá o defesa Hugo Guillamón a cumprir um jogo de suspensão, soma duas vitórias e outras tantas derrotas em jogos oficiais com Portugal.

O confronto ibérico em solo esloveno será arbitrado pelo sueco Glenn Nyberg e definirá o adversário de Países Baixos ou Alemanha, que se defrontam três horas mais tarde na cidade húngara de Székesfehérvár, na final, agendada para domingo, em Ljubljana.

PUB

Portugal procura um inédito título à oitava presença na fase final de um campeonato da Europa de sub-21, que tem decorrido na Hungria e Eslovénia num formato desfasado, devido ao adiamento para este ano do Euro2020, motivado pela pandemia de covid-19.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG