O Jogo ao Vivo

Convocatória

Postiga e Renato Sanches entre as dúvidas para o Europeu

Postiga e Renato Sanches entre as dúvidas para o Europeu

Fernando Santos divulga terça-feira, às 20.30 horas, a lista de 23 convocados para o Campeonato da Europa de 2016, que decorrerá em França, de 11 de junho a 10 de julho. Dúvidas entre levar um ponta de lança ou mais um médio.

Com a lista praticamente decidida, tendo como ponto de referência as últimas convocatórias do selecionador, será desfeita a dúvida sobre a possibilidade de Portugal contar com um ponta de lança de raiz entre os eleitos. Postiga (Rio Ave), Éder (Lille) e André Silva (F. C. Porto) vão ter o coração a bater forte quando o técnico anunciar os convocados.

Todas as seleções inscrevem três guarda-redes no torneio. No caso da portuguesa, não restam grandes dúvidas que Anthony Lopes (Lyon) e Eduardo (Dínamo Zagreb) estão bem colocados para acompanhar Rui Patrício. Mas Beto, que após longa ausência, por lesão, regressou à ação, recentemente, pelo Sevilha, ainda espreita uma vaga.

No setor defensivo, e se não houver lesões de última hora, Bruno Alves (Fenerbahçe), Cédric, José Fonte (Southampton), Eliseu (Benfica), Pepe (Real Madrid), Raphael Guerreiro (Lorient), Ricardo Carvalho (Mónaco) e Vieirinha (Wolfsburgo) parecem ter lugar cativo.

Avançando no terreno, o meio campo do Sporting - William Carvalho, Adrien Silva, João Mário - deverá embarcar para França, sendo que Danilo Pereira (F. C. Porto) e João Moutinho (Mónaco) podem reservar bilhete.

Mas é no miolo que emergem as maiores dúvidas. À partida André André (F. C. Porto) e Tiago (At. Madrid) também devem seguir viagem, após recuperarem de lesões. E Renato Sanches, protagonista de uma grande transferência para o Bayern Munique, é sempre hipótese forte, face aos problemas físicos que praticamente atiram Bernardo Silva (Mónaco) para fora do torneio.

Por último, no ataque, Ronaldo (Real Madrid), Nani (Fenerbahçe), Rafa Silva (Braga) e Quaresma (Besiktas) são certezas num enquadramento onde reside a grande incógnita. Prescindirá o selecionador de um ponta de lança de raiz?

Se Fernando Santos quiser levar um ponta de lança, é certo que abrirá mão de um médio. Éder (Lille) e Postiga (Rio Ave), que neste fim de semana colocaram, com golos decisivos, as suas equipas nas competições europeias disputam vão estar a roer as unhas até à última, sendo que o jovem portista André Silva também pode sonhar.

As ausências, certas, de Danny e Fábio Coentrão, por estarem lesionados, facilitam um pouco as contas de Fernando Santos, mas ainda há arestas por limar.