Jogos Olímpicos

Presidente do COI diz que Simone Biles foi corajosa ao falar sobre saúde mental

Presidente do COI diz que Simone Biles foi corajosa ao falar sobre saúde mental

Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), considerou esta sexta-feira que a ginasta norte-americana Simone Biles foi "corajosa" ao abordar publicamente os seus problemas de saúde mental.

"Por um lado, admitiu os seus problemas, o que é um ato de coragem, e, por outro, esteve presente a apoiar as suas companheiras de competição", afirmou Bach, durante uma conferência de imprensa, destacando a coragem da norte-americana.

Bach, que disse ter falado com Biles depois da competição por equipas, destacou a forma como a ginasta "está a lidar com a situação".

"A saúde mental tem sido um grande desafio durante esta pandemia, e não apenas no desporto", afirmou o presidente do COI, defendendo um trabalho conjunto de atletas e estruturas desportivas nacionais para responder ao problema.

Na quarta-feira, Biles, de 24 anos, considerada uma das melhores ginastas de sempre, desfalcou a seleção dos Estados Unidos em plena final feminina por equipas de Tóquio 2020, tendo justificado posteriormente a sua decisão com problemas de saúde mental.

Entretanto, a Federação norte-americana de ginástica anunciou que Simone Biles não iria participar na final individual do "all-around" dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

PUB

Simone Biles, que no Rio 2016, além da medalha de ouro por equipas, conquistou também os títulos olímpicos no concurso completo e em dois aparelhos (salto e solo), qualificou-se para as cinco finais individuais dos Jogos Tóquio 2020, que começam no domingo.

Na conferência de imprensa, Bach anunciou os números mais recentes relacionados com a pandemia de covid-19, dando conta de 26 novas infeções com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, o que eleva para 220 o número de infetados no universo olímpico.

"Temos de estar alerta todos os dias, não podemos dizer que depois de sete dias de Jogos Olímpicos a luta contra a covid-19 acabou. Este é um esforço diário, por isso é tão importante a testagem" disse Bach.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG