Marquês de Pombal vai ter perímetro e revista de objetos. PSP pede bom senso aos adeptos
As forças de autoridade têm previsto um enorme plano de segurança caso o Benfica se sagre hoje campeão nacional, o qual inclui o condicionamento rodoviário nas zonas circundantes ao Estádio da Luz e à Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa. Além disso, está previsto o fecho do metropolitano no centro da cidade e também o encerramento mais cedo do que o habitual de atividades sociais e culturais na Baixa, casos da Feira do Livro e de teatros.
Na Praça do Marquês de Pombal, onde já está a ser montado um palco, vai ser colocado um perímetro de segurança, com revista de adeptos, para evitar incidentes, como os verificados em algumas festas de conquista do título nacional, que envolveram o Benfica e o Sporting. Guarda- chuvas, copos, selfie sticks, hastes rígidas, buzinas de ar comprimido, material explosivo, lasers, garrafas, seringas, capacetes, armas e facas estão entre os objetos proibidos na Praça do Marquês de Pombal.
Através de um comunicado, a PSP informou que deseja "contribuir para que os possíveis eventos decorram num ambiente festivo e em segurança". O plano envolve o fecho de vias, a partir das 16.30 horas, nas zonas de Entrecampos, Amoreiras, Praça de Espanha e Restauradores, além, claro, da Praça do Marquês de Pombal.
Às 16.30 horas, serão também fechados as estações de metro do Marquês de Pombal, do Parque e de Picoas. Ainda assim, a Polícia incentiva "à deslocação em transportes públicos para os festejos". "Se optar por viatura particular, não estacione em locais proibidos, verifique se a deixou bem trancada e sem objetos expostos no seu interior", acrescentou o comunicado.
A PSP pede ainda bom senso e responsabilidade. "Acate com total disponibilidade as ordens dos polícias, pois as mesmas destinam-se a garantir a segurança de todos os que pretendem participar nos eventos".
PSP do Porto atenta
Além do Benfica, o F. C. Porto tem também chances, embora mais reduzidas, de se sagrar campeão e a PSP do Porto está de prevenção. Se houver festa, o Estádio do Dragão e a Avenida dos Aliados serão os palcos privilegiados. Na situação inversa, a festa do Benfica levará as autoridades a estarem atentas à rotunda do Boavista, palco habitual dos encarnados na cidade Invicta.